É comum que os tutores de felinos se perguntem porque os olhos do gato estão dilatados e, se essa for a sua dúvida também, saiba que existem muitos motivos para que aconteça.

O que mais chama a atenção nos olhos dos gatos é o fato que eles brilham no escuro e, o felino é capaz de enxergar em condições de luminosidade super baixa.

Mas muitas vezes os tutores também se surpreendem com o tamanho da pupila, que fica bem dilatada às vezes.

Assim como acontece com os humanos, em ambientes menos iluminados, a pupila tende a aumentar de tamanho, permitindo a passagem de mais luz.

No entanto, este não é o único motivo para isso. E se você quer entender mais, continue lendo este post para entender por que os olhos do seu gato ficam dilatados às vezes.

gato-comendo-racao-768x576

Gato comendo da mão do seu dono. Foto Freepik

Por que os olhos do gato ficam dilatados às vezes

Primeiramente, o mais correto é dizer que a pupila se dilata. Esta é a parte mais escura dos olhos, que é arredondada nos humanos e mais ovalada nos gatos.

Esta região é responsável por aumentar ou diminuir a entrada de luz nos olhos do animal. Em alguns momentos, a pupila fica completamente dilatada, enquanto que em outros ela se retrai, justamente para fazer este controle.

Basicamente, este é um mecanismo natural dos olhos do animal, que serve para controlar os níveis de luminosidade.

Sendo assim, em situações de baixa iluminação, é necessário que a pupila se dilate ao máximo, permitindo assim a entrada de mais luz.

Por outro lado, quando o animal está no sol, é preciso que o mecanismo feche a pupila, visando minimizar possíveis danos à retina por conta do excesso de luz.

Quando ocorre essa retração, parece até que fica somente um pequeno feixe de nos olhos do animal.

areia do gato 08

Gatinho na caixa de areia. Foto Freepik

No entanto, é importantíssimo saber que existem situações em que os olhos do gato ficam dilatados por conta de algum problema.

Isso requer atenção e, o primeiro passo para ajudar o seu animal é justamente entender que como isso funciona e o que acontece com os olhos do felino.

O que significa quando a pupila do gato dilata no escuro?

O motivo mais natural para que a pupila do animal mude de tamanho e fique dilatada é justamente a diminuição do nível de luminosidade no ambiente.

Os gatos domésticos conseguem enxergar super bem no escuro, mas para isso, eles devem captar adequadamente a luminosidade existente.

Nesse caso, o seu corpo se esforça para essa captação, que ocorre justamente quando a pupila se dilata ao máximo.

olhos do gato estão dilatados

Gato Sphynx. Fonte: Freepik

Quando os olhos do gato estão dilatados, ele consegue perceber a luz de forma mais eficiente e, consequentemente, enxerga muito mais.

Tem mais uma coisa que você precisa saber antes de continuar a ler este post: quando a pupila do gato fica dilatada, isso é chamado tecnicamente de midríase. Por outro lado, quando ela está retraída, se chama miose.

O estado da pupila revela o humor e as emoções do felino

olhos do gato estão dilatados

Gato Sphynx abaraçado pela sua dona. Fonte: Freepik

Quando se pensa no que é possível interpretar no olhar dos gatos, deve-se saber que é possível obter muito mais informações do que realmente se imagina sobre isso.

Além de mudar de acordo com os níveis de iluminação a retração e dilatação da pupila muda conforme o animal altera o seu humor.

Por isso, essa é uma maneira excelente de se reconhecer comportamentos e situações que os felinos vivem com frequência.

Se você começar a reparar, vai perceber que se o animal estiver empolgado, a pupila tende a se dilatar. Quando ele brinca e se diverte, os olhos costumam ficar maiores e bem mais expressivos.

Da mesma forma, um felino com medo ou com altos níveis de ansiedade também costuma ficar com a pupila maior.

Se o pet estiver perseguindo uma presa, pode acontecer de a pupila se dilatar, mas a contração pode demonstrar que ele vai atacar.

Por que os olhos do meu gato estão dilatados? Pode ser glaucoma

olhos do gato estão dilatados

Gato Sphynx com sua dona. Fonte: Freepik

Existem casos em que o gato estar com a pupila dilatada pode indicar problemas de saúde graves, como é o caso do glaucoma.

Basicamente, esta é uma doença que leva ao aumento da pressão intraocular, que é algo extremamente prejudicial e, que leva à degeneração do olho e, até mesmo à perda da visão.

Um dos sinais mais clássicos é justamente a pupila dilatada, bem como os olhos inchados e levemente saltados para fora.

Mas não é só isso. Nesse caso o animal estará, provavelmente com a córnea opaca e o olho bem avermelhado e irritado.

Vale salientar que este é um problema grave, que precisa de tratamento urgente para evitar a cegueira completa.

Animais idosos têm a pupila mais dilatada

Em animais mais velhos é comum que o tutor se pergunte por que os olhos do gato estão dilatados.

Isso porque os animais idosos possuem mais dificuldade em captar a luminosidade e, por isso, passam bem mais tempo com a pupila dilatada em relação aos mais jovens.

Conforme o tempo passa e a capacidade de visão vai reduzindo, o animal começa a passar cada vez mais tempo com a pupila dilatada.

Esta é uma maneira interessante de driblar essa perda visual, mas é preciso ficar de olho no animal e, de tempos em tempos deve-se passar o animal em consulta para garantir que esteja tudo bem.

Quanto mais cedo você descobrir os problemas de visão do seu pet, mais fácil será para tratar.

Uma pupila maior que a outra indica lesão

Como você já sabe, a pupila do gato se dilata e se retrai conforme a luminosidade do ambiente.

Por mais que isso seja completamente normal, deveria ocorrer nos dois olhos ao mesmo tempo.

E caso uma fique maior do que a outra, a condição pode ser chamada de anisocoria. Isso não é considerado uma doença, mas com certeza deve ser visto como sinal de alerta para diversas condições de saúde.

Isso pode ocorrer em várias situações, entre as quais, glaucoma, problemas de retina, lesões cerebrais e, até tumor.

Então, se isso acontecer com o seu animalzinho de estimação, você deve leva-lo imediatamente a um veterinário para consulta oftalmológica.

Por que os olhos do meu gato estão dilatados? Período de estro

Além de mudanças de luminosidade, existem outros motivos para um animal saudável estar com a pupila dilatada.

Isso por ocorrer, por exemplo, durante o período de estro. Isso porque os olhos grandes e dilatados estão relacionados à busca de outro animal para o acasalamento.

Isso ocorre simplesmente por conta de uma mudança hormonal, que faz com que ocorram várias mudanças no corpo do animal.

Pupilas dilatadas e momentos de agitação

Se um felino se encontrar repentinamente com um predador ou qualquer ameaça, o organismo dele vai se preparar para fugir ou enfrentar o problema.

Nesse caso, com a grande descarga de substâncias no organismo do pet, a pupila também se dilata.

A ideia é que para uma fuga ou luta, o animal deve estar preparado e, por isso, a sua visão deve estar a mais aguçada quanto for possível.

A pupila permanecerá dilatada durante todo esse período de “prontidão para o combate” e, deve retornar ao seu estado normal apenas quando o pet perceber que já não existe mais uma ameaça real.

Gato insatisfeito pode ter os olhos dilatados

Se você tentar fazer qualquer coisa que desagrade ao seu felino, é bem provável que ele tende demonstrar toda a sua insatisfação com tal situação.

Nesse caso, a pupila dilatada vai ajudar o tutor a perceber que o animal não está se sentindo bem e que deseja algum tipo de mudança.

Sendo assim, se você for tentar das banho no seu pet e ele não gostar muito disso, tenha certeza de que as pupilas vão dilatar.

Por que os olhos do meu gato estão dilatados? Anestesia e intoxicação

Uma coisa importantíssima que qualquer tutor deve saber é que se por acaso os olhos do gato estiverem dilatados e não houver pouca luz e nem outro motivo aparente, ele pode estar intoxicado por alguma substancia nociva.

É comum que o gato fique com a pupila dilatada quando está anestesiado, por exemplo. Mas isso pode ocorrer também se ele estiver envenenado ou tiver ingerido uma substância tóxica.

Se você tem um gatinho, provavelmente sabe o quanto esses felinos são curiosos e, por isso não é difícil que tenham contato com algo que não devem.

Deve-se dizer ainda que uma substancia presente em alguns inseticidas caninos, é potencialmente letal para os gatos: a permetrina.

Os tutores podem acabar aplicando por engano, mas nesse caso, se o animal não for socorrido logo, pode morrer.

Nesse caso, a pupila do animal dilata porque o sistema nervoso é afetado, sobretudo o parassimpático. Nesse caso, surgem outros sinais além da pupila dilatada:

  • Convulsões;

  • Vômito;

  • Perda de controle do intestino;

  • Falta de ar;

  • Excesso de salivação;

  • Ausência de coordenação motora.

Curiosidades sobre os olhos dos gatos

Se você tem curiosidades que vão além de por que os olhos do seu gato ficam dilatados, dê uma olhadinha nos próximos tópicos de perguntas e respostas sobre o tema.

Por que as vezes os olhos do gato ficam fininhos?

Além de olhos dilatados, os gatinhos as vezes podem apresentar justamente o oposto: uma pupila tão fininha que se parece até com um fio de cabelo.

Isso acontece por conta do controle da passagem de luz nos olhos do animal. Então, se a luz estiver forte demais, a pupila chega a ficar semelhante a um fio, evitando assim uma visão ofuscada.

Como os gatos podem enxergar no escuro?

É bem comum que os tutores atentos percebam que os felinos são excelentes em se movimentar no escuro.

Não é à toa que esses animais andam pela casa e, até mesmo conseguem brincar muito quando as luzes estão apagadas.

Se você já reparou bem, os olhos do gato brilham no escuro quando incide qualquer foco de luz.

Isso acontece por conta do tapete lúcido, que ajuda a concentrar melhor a iluminação, melhorando bastante a visão desses animais de noite.

De maneira simplificada, é como se os olhos dos felinos fossem como um farol, de modo que conseguem captar e refletir de volta a luz recebida.

A visão do gato é melhor do que a dos humanos?

Os gatos são animais que parecem estar sempre bem atentos a tudo o que está acontecendo ao redor deles.

Muitas vezes, parece que eles vêm cada detalhe das cenas e, também dá a impressão de que a visão deles é bem melhor.

No entanto, você já parou para pensar o que significa ter uma visão melhor? É bem difícil dizer que algo é mais eficiente.

Isso porque cada espécie de animal possui adaptações essenciais para o seu estilo de vida. No caso dos gatos, isso também ocorre, visto que a visão deles é mais desenvolvida em relação a várias outras espécies.

Nesse caso, o que acontece é que os felinos são excelentes em ver coisas em movimento, o que dá uma enorme vantagem a eles na hora de caçar.

Por outro lado, os humanos são bem melhores em ver detalhes, o que para a espécie é mais vantajoso.

Além disso, os olhos dos gatos são grandes em relação à cabeça e a posição também é frontal.

a ele na hora da caça. O olho de gato é grande em relação à sua cabeça e também está localizado bem à frente de seu rosto.

Além da visão, o olfato e a audição dos gatinhos são excelentes. Sendo assim, esses animais são máquinas de caça altamente eficientes.

De fato, você já deve ter percebido que independentemente da situação, os felinos não podem avistar nada que se mova que eles já vão logo correndo atrás.

Conclusão

Se você já se perguntou por que os olhos do seu gato estão dilatados, agora já tem a resposta. Mas com tantas possibilidades, você tem que interpretar isso na hora em que acontece.

O mais comum é que seja apenas por conta da baixa luminosidade, mas também pode ser devido a alguma doença oftálmica. Então, fique de olho.