A natureza sempre surpreende com sua beleza e singularidade. Isso se aplica não apenas a paisagens, rios, florestas e lagos, mas também a seres vivos. É impossível imaginar nosso planeta sem pássaros, as criaturas mais incríveis e positivas da Terra. Mas quais são os pássaros mais bonitos do mundo?

Vamos descobrir!

1 – Quetzal

Este pássaro de cores lindas é encontrado nas florestas e bosques montanhosos da América Central, do sul do México ao Panamá.

Quetzais são pássaros grandes, que crescem até 35 centímetros de comprimento, sem contar a cauda. Alimentam-se de frutas, bagas, insetos e pequenas rãs.

Os pés dos quetzais são posicionados de forma única, com dois dedos apontando para a frente e dois apontando para trás, o que ajuda a manter o pássaro no alto das árvores.

2 – Pato-mandarim

O pato mandarim é um dos mais espetaculares representantes da fauna. A aparência única e a incrível lealdade a um parceiro fizeram do pássaro um símbolo de felicidade familiar na China. Ele é frequentemente retratado em pinturas que adornam salões de casamento, e às vezes até apresentada como um presente no dia do casamento.

Devido à sua grande popularidade na China, a ave recebeu um segundo nome não oficial. Muitas vezes é chamado de chinês.

O pássaro decorativo é interessante, em primeiro lugar, por sua aparência. Ele é considerado por muitos a mais bonita de todos os membros desta classe.

Acredita-se que o pássaro tenha sido apelidado de pato-mandarim por associação com autoridades orientais.

A cabeça do macho é decorada com 3 tons: laranja, vermelho e branco. Ao mesmo tempo, as cores nunca são dispostas aleatoriamente. Eles criam um padrão harmonioso e eficaz. No entanto, as fêmeas desta raça são lindas à sua maneira. Suas penas são cinza e brancas.

O pato mandarim de ambos os sexos tem olhos grandes. Isso permite que eles naveguem perfeitamente no espaço e manobrem entre a vegetação, galhos e outros obstáculos.

Como outros patos, o pato mandarim é uma ave aquática. No entanto, especialistas acreditam que esses pássaros não gostam de mergulhar. Eles fazem isso apenas quando necessário, a fim de obter alimentos.

O pato mandarim é uma ave muito móvel, ela voa bem, nada e se mantém bem nas árvores graças às suas garras afiadas.

Representantes dessa raça se estabelecem perto de rios e montanha. Eles constroem seus ninhos em lugares calmos e silenciosos, onde não há pessoas. Frequentemente, essas são áreas repletas de galhos ou árvores caídas.

3 – Pombo-coroado

O pombo-coroado é uma ave grande e bela que chama a atenção pela sua plumagem. Devido ao seu grande tamanho e aparência, é difícil atribuí-los aos pombos habituais. São pássaros amigáveis ​​que podem até ser mantidos em casa.

Por muito tempo o pombo-coroado foi considerado uma espécie de pombo criada artificialmente. No entanto, esta teoria não foi confirmada, embora o pombo tenha algumas propriedades externas que indicam reprodução.

Os pombos-coroados são pássaros de grande porte, com até 80 cm de comprimento (quase do tamanho de um peru). O peso do macho é de aproximadamente 2,5 kg. As fêmeas são ligeiramente menores que os machos.

O pombo tem uma cor azul celeste, às vezes variando para cinza. Tem uma cabeça pequena, um bico alongado, pontiagudo na extremidade.

Todos os pombos-coroados são da Nova Guiné, ou seja, fazem parte integrante da fauna desta região, habitando e se reproduzindo exclusivamente ali.

Fato interessante: os pombos coroados são reverenciados pelos habitantes locais como pássaros dos deuses que são enviados para proteger as pessoas das guerras.

Os pombos-coroados são diurnos e passam o dia inteiro em busca de alimento. Eles vivem em grupos de 6 a 10 indivíduos, embora às vezes haja bandos de até 20 aves.

4 – Pombo-de-nicobar

A pátria do pombo-de-nicobar são as ilhas a leste da Índia: de Nicobar e Nova Guiné. Eles vivem em pequenos bandos ou pares na selva, preferindo as ilhas desabitadas da Malásia, Camboja, Tailândia, Indonésia e Filipinas.

O cartão de visita do pombo-de-nicobar é um colar de longas penas, cintilando com esmeralda e azul, formando algo como um manto multicolorido em volta do pescoço.

Na luz mais favorável, sua plumagem vista sob os raios do sol, brilham com todas as cores do arco-íris. Na sombra, as cores ficam mais contidas, dando ao pássaro um aspecto mais acinzentado.

Este pássaro pesado, pesa até 600 gramas, tem 40 centímetros de comprimento, não gosta muito de voar. As fêmeas são menores e não tem uma plumagem tão brilhante quanto os machos.

4 – Grande Ave-do-Paraíso

A grande ave-do-paraíso pode ter até 32 cm de comprimento. Os machos são mais brilhantes e tem uma cauda larga e espessa, enquanto as fêmeas são menores e de cor marrom. Nos pássaros, uma cabeça amarela brilhante é claramente visível.

O pequeno pássaro do paraíso é um habitante das florestas tropicais de alta montanha da Nova Guiné.

Essas aves vivem sozinhas e raramente em pares. As aves do paraíso menores tem uma voz rouca e áspera que é frequentemente ouvida pela manhã e à noite.

Os ninhos da Grande Ave-do-Paraíso geralmente estão localizados em árvores bem acima do solo. As fêmeas geralmente colocam dois ovos rosados ​​com manchas escuras. Essas aves podem viver até 20 anos.

5 – Papa-figos é um dos pássaros mais bonitos

Aparência brilhante e atraente, voz melódica – tudo isso faz do papa-figos uma das aves mais famosas. O Papa-figos costuma adornar revistas científicas, livros infantis, cadernos e cartões postais. Pode ser facilmente reconhecido por sua bela melodia que lembra os sons de uma flauta.

Nos papa-figos, as pessoas valorizam acima de tudo sua aparência interessante, em particular, a coloração bonita e colorida das penas. Por cor, esses pássaros são divididos não apenas em subespécies, mas também diferenciados por gênero.

As fêmeas e os machos dessas aves tem penas de cores diferentes. Portanto, os machos tem a aparência mais marcante. Seu corpo é amarelo brilhante, dourado com asas pretas. Essa aparência marcante ajuda os machos a atrair fêmeas com rapidez e facilidade.

Já as fêmeas têm uma aparência mais modesta, mas também são muito bonitas. No peito e no abdômen da fêmea, manchas escuras são visíveis e as asas tem uma tonalidade verde-acinzentada.

A plumagem desses pássaros é bastante brilhante, por isso sempre atraem o olhar e destacam-se dos demais.

Este pequeno pássaro pode atingir velocidades de até setenta quilômetros por hora. Apesar desse excelente desempenho de voo. Eles preferem voar no meio da floresta, entre as árvores.

Outra característica distintiva dos pássaros é sua voz. Eles possuem um timbre único, podendo reproduzir vários sons – agradáveis ​​e não muito agradáveis.

As mais numerosas populações de papa-figos vivem na Europa. Eles são comuns na Suécia, Finlândia, Polônia e Rússia. Além disso, essas aves são encontradas na costa sul da Inglaterra.

Fato interessante: Os machos cantam muito, durante a época de acasalamento eles praticamente nunca param. No resto do tempo, o canto desses pássaros pode ser ouvido com menos frequência. Portanto, fora da época de acasalamento, os machos começam a cantar apenas com um aumento significativo no nível de umidade. Assim, as pessoas começaram a prever chuvas.

6 – Poupa é um dos pássaros mais bonitos

A poupa é um habitante numeroso da Europa, Ásia e até mesmo da África. Um grande número de lendas e sinais estão associados a este representante incomum, e a cor viva e notável crista-leque na cabeça fez dos pássaros um dos representantes mais reconhecíveis da fauna.

A poupa é um pequeno pássaro, apresenta:

  • Comprimento do corpo é em média 26-30 cm;
  • A envergadura atinge 46-50 cm;
  • O peso chega a 70-75 g.

O canto desses pássaros pode ser ouvido apenas durante o dia, e na maioria das vezes os pássaros cantam durante a temporada de acasalamento.

O pássaro não consegue engolir alimentos diretamente da superfície da terra (devido à sua língua curta), portanto, lança a presa para o ar e, depois de pegá-la, engole-a. Antes de comer grandes insetos, a poupa joga-o no solo para dividir o alimento em pequenas partes.

Poupa em outras culturas

Na Armênia e Azerbaijão, a seguinte lenda é associada ao surgimento da poupa: acredita-se que o sogro entrou no quarto da jovem nora sem bater e viu a menina penteando o cabelo com um pente. Ela tinha vergonha de sua aparência desleixada e pediu para transformá-la em um pássaro. Foi assim que a poupa apareceu com um pente de crista na cabeça.

A poupa é respeitada em muitas culturas modernas. Em 2008, este pássaro em particular foi escolhido como o símbolo nacional de Israel. Além disso, os pássaros são retratados no dinheiro da Gâmbia (na nota de 50 dalasi).

7 – Gaio-azul é um dos pássaros mais bonitos

O gaio-azul é uma ave de aspecto muito brilhante e espetacular. O gaio-azul tem a reputação de ser um criador de travessuras barulhento. Ele é conhecido por seus gritos agudos e sua habilidade de imitar os gritos altos dos falcões. O pássaro costuma usar isso para afastar os inimigos.

Este truque não funciona por muito tempo. Normalmente, depois de um tempo, os pássaros enganados voltam.

O habitat do gaio-azul está localizado ao longo de toda a costa da América do Norte. Via de regra, eles vivem em pequenos bandos.

O pássaro pesa cerca de 100 gramas. O comprimento do corpo não ultrapassa 30 cm, e a envergadura chega a 40 cm.

A expectativa do gaio-azul, dependendo das condições ambientais, varia de 10 a 18 anos.

8 – Arara Azul é um dos pássaros mais bonitos

A arara-azul é o maior papagaio voador. Seu comprimento chega a um metro. Possui uma cor distinta, que determinou o nome da espécie.

A arara azul tem um intelecto desenvolvido. Ouve e reconhece a fala humana e os sons da natureza. Está provado que a arara-azul não apenas repete a fala humana, mas reproduz palavras de forma bastante significativa.

O pássaro é sedentário. Não migra, não muda de habitat, permanece nos territórios tradicionais de sua espécie ao longo de sua vida. No entanto, em busca de alimento, ele pode voar uma dúzia de quilômetros e depois voltar ao ninho para passar a noite.