A minhoca é considerada um dos animais mais importantes do nosso planeta, você sabe por quê?

Charles Darwin foi o primeiro a ficar fascinado com o comportamento desses invertebrados. Embora quase todos o conheçam sobretudo graças à Teoria da Evolução, são vários os trabalhos que o grande cientista realizou. Entre eles, há um livro inteiramente dedicado às minhocas.

Na verdade, ele conduziu vários experimentos de laboratório com elas, com a intenção de descobrir se criaturas tão minúsculas podem ser consideradas inteligentes.

Por que as minhocas são importantes?

A minhoca é um dos animais mais úteis do planeta. Apesar de sua aparência desagradável, as minhocas são completamente inofensivas e suas numerosas populações contribuem enormemente para o crescimento e desenvolvimento de toda a flora do mundo.

Os principais benefícios desses animais são os seguintes:

  • Enriquecimento do solo com substâncias úteis e microelementos;
  • Desinfecção e desodorização do solo;
  • Reparação do solo danificado;
  • Aceleração dos processos de decomposição de resíduos vegetais;
  • Promoção da fixação de microrganismos benéficos no solo.

Confira também: Animais mais agressivos: Confira os 10 mais!

Como as minhocas aumentam a fertilidade do solo?

minhoca

Minhocas. Fonte: Freepik

Para melhorar as condições da camada fértil do solo, basta a simples presença de minhocas no local.

Então, no decorrer da vida, esses animais comem vários restos de plantas, bactérias, fungos e seus esporos, algas e até mesmo alguns tipos de nematoides.

Após a digestão de tais alimentos, os produtos residuais dos vermes contêm uma grande quantidade de:

  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Várias enzimas;
  • Aminoácidos;
  • Muitas outras substâncias biologicamente ativas.

Assim, tal composição de excrementos de minhoca suprime a microflora patogênica do solo, contribui para a desoxidação do solo e até ajuda a restaurar a camada fértil do solo, que foi destruída devido ao uso impróprio de fertilizantes químicos ou queimadas.

Características da minhoca

O comprimento das minhocas pode ser diferente. O número de segmentos pode variar significativamente dependendo da espécie e chegar a 300 anéis.

Os órgãos da visão estão ausentes.

Minhocas passam suas vidas inteiras no subsolo. Assim, elas podem cavar túneis de 0,6 a 8 m de profundidade.

Minhocas em experimentos de laboratório confirmaram sua notável capacidade de regeneração. A cauda cortada volta a crescer após um curto período de tempo.

O animal não vem à superfície nem tanto por causa de um possível ataque de predadores, mas por causa da exposição ao sol. Minhocas precisam de umidade. Quando estão sob os raios do sol, sua pele seca rapidamente e racha, levando à morte do animal.

  • Veja também: Cães azuis: O misterioso caso na Rússia onde os cães são da cor azul

O que a minhoca come?

minhocas

Minhocas rochas. Fonte: Freepik

A vida ativa e produtiva da minhoca é noturna. Assim que a noite cai, muitos indivíduos rastejam para a superfície do solo em busca de alimento.

A dieta desses invertebrados inclui quaisquer resíduos orgânicos. Mas se necessário, elas podem pegar comida e carregá-la por longas distâncias. Na maioria das vezes, a dieta principal das minhocas são:

  • Folhas caídas;
  • Pedaços de casca podre;
  • Raízes de plantas mortas.

Os excrementos das minhocas são biohumus, ou seja, contêm uma grande quantidade de nutrientes para as plantas.

Como a minhoca se reproduz?

As minhocas são hermafroditas, ou seja, cada indivíduo sexualmente maduro possui órgãos genitais de ambos os sexos.

O desenvolvimento do ovo leva de 2 a 4 semanas, dependendo da temperatura. Assim, nesta fase, o invertebrado pode hibernar. O número de ovos em uma minhoca geralmente não excede 20.

A expectativa de vida de uma minhoca é de pelo menos 6 anos.

O que é Minhocultura ou Vermicompostagem?

A minhocultura é uma indústria que melhora a fertilidade do solo criando minhocas. Além disso, os vermes processam vários tipos de resíduos orgânicos em vermicomposto – um fertilizante que não agride o meio ambiente.

Além disso, devido à alta fertilidade das minhocas, sua biomassa pode ser aumentada para uso subsequente como aditivo alimentar para animais de fazenda e pássaros.

Assim, com a crescente popularidade da vermicultura, ela passou a ser utilizada em escala industrial. A principal vantagem dessa biotecnologia é seu baixo custo financeiro.

Características da reprodução de minhocas

Para que as minhocas se sintam confortáveis ​​no jardim, você deve prestar atenção às suas condições de vida. Existe uma lista completa de indicadores que afetam a população desses animais:

  • Acidez. Este parâmetro tem um grande impacto nas minhocas. O valor ideal é o pH. Se o valor estiver abaixo de pH5 ou acima de pH9, todos os indivíduos morrem em poucos dias.
  • Umidade. Também é considerado um dos parâmetros mais importantes. Mas o mais favorável é de 70-85% de umidade. Valores mais baixos retardam o crescimento das minhocas e podem levar à sua morte. O excesso reduz sua atividade, impede que os animais cavem buracos profundos e interrompe a reprodução.
  • Concentração de sal. Uma taxa superior a 0,5% é fatal para esses invertebrados. Deve-se ter em mente que as minhocas deixam de estar ativas em temperaturas abaixo de + 5 ° C. Eles toleram calmamente o aumento do conteúdo de cloreto férrico, sulfato de alumínio, carbonato de cálcio e ferro no solo.

Veja também: Rabo do gato: 7 fatos interessantes. Confira!

Conclusão

Muitas criaturas diferentes vivem na camada de solo fértil. Muitas delas são pragas perigosas e causam sérios danos às plantações, mas as minhocas definitivamente não estão entre elas. Esses animais são um dos principais ajudantes dos criadores e trazem inegáveis ​​benefícios para o solo.

A presença de minhocas permite um rápido crescimento das plantas e melhora a qualidade da colheita.

  • Veja também: Calopsita: Como saber a idade de uma?