O reino animal está cheio de curiosidades e espécimes de todos os tipos. Embora para os humanos o sono seja muito importante para a vida, existem muitos animais que nunca dormem ou fazem muito pouco durante a vida. Quais animais dormem menos?

Considerando que para a raça humana o sono é a única forma de recuperar energias, como podem existir animais que nunca dormem?

Animais que nunca dormem

golfinho

Golfinho. Fonte: Freepik

O sono animal é diferente do sono humano. E há pelo menos 5 representantes do mundo animal que não precisam dormir:

  1. Água-viva;
  2. Rã-touro;
  3. Ouriços do mar;
  4. Golfinhos recém-nascidos
  5. Alguns insetos.

Como se descobriu que eles estão sempre acordados? Os zoólogos usam dois métodos para isso – de acordo com os movimentos dos olhos fechados dos animais durante o repouso, bem como de acordo com a atividade do cérebro (o que, aliás, nem todos tem).

Água-viva

Água-viva

Água-viva. Fonte: Freepik

Na verdade, as águas-vivas não apenas não dormem – geralmente são incapazes de fazer isso por um bom motivo. Você precisa de um cérebro para dormir, e as águas-vivas não tem.

Em vez de um cérebro, elas tem uma rede primitiva de neurônios em seus tentáculos que as ajudam a se alimentar de plâncton, pequenos peixes e outras formas de vida marinha.

Rã-touro-africana

Esta subespécie de anfíbios está sempre ativa. E foi testado e comprovado cientificamente em laboratório. Os cientistas observaram esses animais e descobriram que eles estão sempre “alertas” e prontos para responder a estímulos externos.

Insetos

Alguns insetos e artrópodes não dormem – eles caem periodicamente em um estado de dormência. Este é um tipo especial de repouso e imobilidade, durante o qual a temperatura corporal dos insetos diminui.

Por exemplo, as borboletas ficam acordadas todas as noites. Segundo os zoólogos, não se sabe ao certo se eles estão dormindo ou não.

Ouriços do mar

Outros representantes “sem cérebro” do mundo animal que são simplesmente incapazes de dormir.

Eles são muito móveis e ativos, graças à conexão direta entre a coluna e seus membros. Essa conexão é fornecida pelo sistema nervoso mais simples, que permite que eles se movam e se alimentem.

Golfinhos filhotes

Golfinho

Golfinhos mergulhando. Fonte: Freepik

Os golfinhos filhotes ficam sem dormir nos primeiros meses de vida. Todo esse tempo eles estão constantemente ao lado de sua mãe, mantendo-se alertas e acordados. Talvez a razão seja um grande instinto de autopreservação.

Tubarões

Você já se perguntou se os tubarões dormem? Bem, a resposta é que, devido à sua fisiologia, a maioria das espécies de tubarões não consegue dormir, pelo menos não descansam profundamente ou não ficam quietos.

Isso porque para obter oxigênio precisam estar em constante movimento para que a água entre pelas brânquias, uma vez que não possuem um órgão que desempenhe essa função.

Para descansar um pouco, o que eles fazem é se colocar em áreas de correntes oceânicas que lhes permitam combinar certos momentos de baixa atividade.

Quais animais dormem menos?

Muitos representantes do mundo animal dormem muito menos do que pessoas e animais de estimação. Conheça quais animais dormem menos.

Quais animais dormem menos – Girafas

quais animais dormem menos

Girafa. Fonte: Freepik

À primeira vista, é difícil até imaginar como esse animal com um pescoço incrivelmente longo consegue dormir confortável. Mas eles dormem apenas 4 horas durante o dia, então este não é um problema específico para elas.

As girafas nunca dormem profundamente. Elas cochilam periodicamente por vários minutos, enquanto permanecem vigilantes para que os predadores não as ataquem inesperadamente.

Normalmente, para isso, as girafas jogam o pescoço para trás para descansar a cabeça. E às vezes elas podem simplesmente fechar os olhos e inclinar a cabeça para a frente.

Elefantes

quais animais dormem menos

Elefantes. Fonte: Freepik

Outra subespécie de indivíduos com um padrão de sono incomum. Eles comem ou procuram comida na maior parte do dia, então simplesmente não tem tempo para dormir.

Os elefantes em zoológicos dormem muito mais do que seus parentes selvagens. Afinal, eles não precisam ficar constantemente em busca de alimentos ou pensar na sua segurança.

Os elefantes geralmente dormem 3 à 4 horas.

Quais animais dormem menos – Cavalos

Eles não apenas dormem um pouco, mas também conseguem dormir em pé. Esse hábito está associado às características estruturais de seu corpo.

Os cavalos não conseguem subir e descer rapidamente, por isso, por razões de segurança, costumam adormecer em pé. Assim, eles estão sempre prontos para acordar e se mover rapidamente em caso de perigo. Eles dormem 3 horas por dia.

Formigas dormem?

quais animais dormem menos

Formiga. Fonte: Freepik

Para saber se as formigas dormem, os pesquisadores colocaram minúsculas câmeras dentro das passagens do formigueiro, que faziam observações 24 horas por dia da vida das operárias do mundo dos insetos.

Depois de algum tempo, as gravações obtidas por meio de câmeras de vídeo localizadas na colônia permitiram concluir que as formigas dormem em cochilos curtos.

Durante o dia, as formigas dormem até 250 vezes por dia. Ao mesmo tempo, a duração do sono não excede 1 a 2 minutos.

Durante o tempo especificado, o inseto congela, após o qual continua a ocupação anteriormente interrompida.

No entanto, a rainha pode cochilar por oito horas ou mais.

Durante o repouso, as formigas inclinam a cabeça e abaixam as antenas. Depois de alguns segundos, o indivíduo acorda, acorda e então continua sua jornada.

Quais animais dormem menos – Vacas

Embora o sono das vacas seja importante para a produção de leite, e por isso aquelas que estão amamentando tentam dormir mais, esses são outros animais que dormem pouco.

Na verdade, elas só dormem 4 horas por dia e geralmente à noite. As vacas geralmente dormem deitadas com a cabeça apoiada na lateral do corpo ou no chão.

Ovelha

Sim, as ovelhas são outro exemplo de animais que dormem de maneira diferente de nós. Elas podem dormir de 4 a 5 horas à noite, em pé ou deitadas. Seu costume é dormir dentro do rebanho, enquanto outros permanecem acordados e podem alertar para qualquer aproximação de predadores.

Alguns animais também são capazes de ficar acordados e adormecidos ao mesmo tempo. Esta é uma forma especial de sono quando apenas uma parte do cérebro está “desligada”.

Esta característica é encontrada em grandes criaturas marinhas (por exemplo, golfinhos e baleias), bem como em algumas espécies de pássaros.