Primeiramente é preciso dizer que apesar de haver cães menos afetuosos todas as raças foram criadas e selecionadas dentro de sociedades, por humanos. Então consequentemente todos os cães domesticados são acostumados a se relacionar com as pessoas. Sendo assim eles são sempre afetuosos com seus tutores.

Entretanto há raças que são mais independentes, assim como acontece cm as pessoas também. Existem as pessoas mais afetuosas e as mais independentes. Ou seja tem menos necessidade de contato com as pessoas para serem felizes.

Apesar de serem cães menos afetuosos eles ainda adoram estar ao lado de seus tutores, passear e brincar com eles. Mas não espere que esses animais saiam por aí dando confiança para todas as pessoas que cruzarem seu caminho. Isso porque eles são mais reservados, se mostrando bastante cautelosos com pessoas desconhecidas.

Por outro lado essas raças podem ser perfeitas para você que aprecia a companhia do cão, mas não gosta de ter sua atenção requerida o tempo todo. Então, abaixo estão algumas dessas raças de cães menos afetuosos.

Raças de cães menos afetuosos

1. Cairn Terrier

cairn-terrier

Foto: Freepik

 

Uma das mais antigas raças de cães terrier, esses são cães bastante independentes. Mas a raça é conhecida também por ser bastante animada. Então o Cairn Terrier é bastante enérgico, adequado para os treinamentos de agilidade. Além disso eles ficam bastante tristes e entediados quando não são adequadamente estimulados.

 2. Wolfhound Irlandês

galgo

Foto: Freepik

Apesar de seu nome estar ligado à ferocidade, esse cão gigante é muito delicado. Além disso mesmo tendo muitas características positivas, o Wolfhound Irlandês, ou Galgo Irlandês não é um cão adequado para qualquer tipo de pessoa.

Assim esses cães são considerados menos afetuosos por serem bastante independentes e resistentes ao treinamento. Então para ter um cão desses é preciso que o tutor tenha habilidade e firmeza. Entretanto eles costumam ser animais calmos que conseguem se manter felizes até mesmo descansando em casa junto com seu tutor.

3. Shiba Inu

Shiba inu

Foto: Freepik

Esses belos cães japoneses foram selecionados para a caça. Então possuem características adequadas para isso como a inteligência e seus corpos compactos. Além disso são bastante leais com seus tutores, mas totalmente indiferentes à pessoas desconhecidas.

Assim devido à ultima característica citada eles são considerados cães menos afetuosos. Mas a verdade é que podem ser ótimos companheiros quando se trata do relacionamento com o dono.

Por fim devido à sua personalidade de fazer as coisas de seu jeito, esses cães costumam ser comparados aos gatos.

4. Chow Chow

chow chow

Foto: Freepik

Famosos por terem a língua “azul”, os chow chows são cães chineses adaptados para o trabalho. Mas eles são bem mais do que isso. São também cães muito companheiros e leais ao dono.

Entretanto por serem muito independentes podem ser considerados cães teimosos. Além disso eles geralmente são bastante reservados e desconfiados com relação à pessoas desconhecidas. Ademais eles podem apresentar traços comportamentais agressivos. Assim é preciso que o tutor seja bastante firme com ele, fazendo um bom trabalho de treinamento e socialização desde cedo.

5. Cão afegão

afegao-hound

Foto: Freepik

Essa é uma raça extremamente antiga que ainda existe até hoje. Apesar de serem apegados aos donos, esses cães são muito independentes e não são muito carinhosos com pessoas desconhecidas.

Além disso esse cão é considerado caçador, por isso é uma das raças de cães menos afetuosos.

Por fim esse é o cão que menos responde aos comandos. Então eles são considerados bastante teimosos. Assim no estudo sobre a inteligência canina de Stanley Coren, a raça ocupa a última posição no ranking.

6. Basenji

cachorros que soltam menos pelo

Foto: Freepik

Esses belos e elegantes cães de origem africana foram selecionados para a caça, inclusive distante do tutor. Então é de se esperar que esses animais sejam bastante independentes, não sendo muito dependentes de carinho.

Além disso o Basenji é bastante silencioso. Ele costuma grunhir e não latir, e é bastante desconfiado com pessoas desconhecidas.

Por fim é preciso ter bastante cuidado com esses cachorros quando se fala de animais desconhecidos. Isso porque eles podem não ser muito amigáveis.

7. Borzoi

borzoi

Foto: Freepik

O Russo Borzoi é um cão bastante dócil e tranquilo. Além disso eles são famosos por sua velocidade e sua personalidade descontraída. Então eles apreciam muito corridas de longas distâncias. Mas quando chegam em casa, adoram deitar e descansar em algum canto confortável, podendo fazer isso na companhia do tutor. Apesar de serem enérgicos, esses cães são independentes e gostam de ficar no canto deles. Por isso o Borzoi é uma das raças de cães menos afetuosos.

8. Jindo é um dos cães menos afetuosos

Esses animais coreanos extremamente espertos são muito populares na Coréia, sendo considerados até mesmo um tesouro nacional.

Mas eles possuem um temperamento bastante independente e até mesmo teimoso. Assim, são considerados uma das raças de cães menos afetuosos. Então são adequados à tutores que tenham experiência com cães. No entanto quando eles se apegam ao tutor, são extremamente leais e companheiros.

9. Shar Pei

shar pei

Foto: Freepik

Esse cãozinho enrugado e charmoso foi criado e selecionado na China como cão de guarda. Então esses animais costumam ser bastante desconfiados com pessoas desconhecidas e até mesmo distante das pessoas. Mas eles também são muito leais e companheiros com o tutor.

Apesar de tudo o Shar Pei pode ser treinado e socializado desde cedo para contornar essas características menos desejáveis do animal.

10. Foxhound é um dos cães menos afetuosos

cachorros que são bons farejadores

O Foxhound é um cão bastante inteligente, dedicado e enérgico, que adora exercícios físicos. Além disso eles apreciam muito a companhia dos proprietários, mas não são carinhosos com pessoas desconhecidas. Então esse cão com certeza adora brincar e passear com as pessoas da casa, mas prefere não se socializar muito. Mas apesar da proximidade com o dono, esse cão não é de ficar pedindo carinho o tempo todo.

11. Malamute do Alasca

malamute do alaska

Foto: Freepik

Primeiramente esses belos cães são muito poderosos e trabalhadores. Então eles são utilizados como cães de trenó em locais como o Alasca.

Os Malamutes são tidos como bastante independentes, de mentalidade forte. Mas eles podem ser cães muito bons com a família. Entretanto eles não são cães que fazem de tudo para agradar o tutor. Então precisam de treinamento e socialização para que tenham bom comportamento.

Vira lata é uma das raças de cães menos afetuosos?

Por fim lembre-se de que existem também os cachorros sem raça definida que possuem personalidades diversas. Então em abrigos é possível selecionar os animais que possuem as características desejadas por você. Mas de qualquer forma é muito importante dar oportunidades para que esses cães consigam um novo lar.

Sendo assim você pode perceber que as raças de cães menos afetuosos do mundo são geralmente aquelas que foram manipuladas e destinadas à caça e trabalho. Então isso explica perfeitamente o motivo de esses serem cães mais independentes e confiantes.

Então de maneira geral esses cães costumam precisar de um pouco mais paciência em seus treinamentos. Por fim é preciso que esses cães sejam bastante socializados tanto com as pessoas quanto com outros animais.