Canis Lupus é um mamífero carnívoro do qual os cães descendem. Eles são nativos da América do Norte, Eurásia e Oriente Médio, e atualmente sua população foi reduzida devido à caça e ao desmatamento. Esta lista irá fornecer 14 raças de cães que têm maior grau de parentesco com os lobos. Vamos ler para ver se o seu cachorro está nesta lista ou não!

Todos os cães são descendentes dos lobos e muitos ainda trazem características físicas e temperamentais de seus ancestrais.

Mas apesar da domesticação dos cachorros ter acontecido há séculos, um estudo de DNA revelou quais são as raças mais parecidas geneticamente com os lobos. O resultado é surpreendente! Os pesquisadores analisaram 414 cães de 85 raças diferentes.

Traços de lobos

Os lobos são predadores com dentes idênticos aos dos cães e vivem em taigas , florestas, montanhas, prados e tundras. Seu tamanho e peso dependem da raça, mas variam de 60 a 90 cm de altura e pesam até 70 kg.

Os lobos podem caçar durante o dia ou a noite devido a sua boa visão e olfato, e podem caminhar por muitos quilômetros sem se cansarem. Além disso, sua pele é bastante espessa e separada em camadas. Sendo assim, a camada externa é à prova d’água e a camada interna fornece isolamento do frio. Sua cor varia de acordo com seu ecossistema.

Quando se trata de reprodução, a gravidez dura aproximadamente 2 meses. Assim, uma vez nascidos, os filhotes de lobo têm pelo escuro com olhos azuis. No entanto, eles também são surdos e cegos e dependem inteiramente de sua mãe. Eles moram na toca até as três semanas e a deixam quando estão com dois meses de idade.

O lobo é um caçador solitário. Eles podem sobreviver por muitos dias sem comida e suas presas podem ser maiores do que eles. Estes predadores caçam ovelhas, veados, cabras, renas, alces, bem como pequenos animais como lebres e roedores.

14 raças de cães que têm maior grau de parentesco com os lobos

Embora tenham sido séculos desde que os cães se tornaram domesticados, muitos cães ainda mantêm seus olhares e temperamentos primitivos hoje em dia. Na verdade, os cães são descendentes de lobos. Há um punhado que se assemelha superficialmente a lobos, sem representar o perigo e a dificuldade que um lobo de estimação faria.

 1. Shih Tzu

shih tzu

O Shih Tzu é geneticamente uma das raças domésticas mais relacionadas aos lobos. Acredita-se que esta raça de companhia tenha se originado na China por volta de 800 aC.

2. Pequinês

Pekingese

O pequinês é semelhante a um lobo. Esta raça foi possuída e adorada por membros do Palácio Imperial Chinês durante séculos. Os pequineses são muito carinhosos e afetuosos com a família, mas indiferentes, quase cautelosos, com estranhos. Desse modo, essa característica faz deles excelentes cães de guarda; eles gostam de latir quando estranhos se aproximam.

3. Samoieda

Filhote branco da raça Samoieda representa cães no verão

Os samoiedos são cães de raça russa. O Samoieda parece mais crível quando se trata de ancestrais selvagens. Uma coisa impressionante deste cão é o seu sorriso que é muito perceptível por causa do contraste entre o seu pelo branco e lábios negros.

4. Lhasa Apso

Lhasa Apso

Outra raça difícil de acreditar é o Lhasa Apso. O Lhasa Apso é conhecido por ser um cão de guarda entre os mosteiros budistas no seu Tibete natal. A raça é uma das mais relacionadas aos lobos.

5. Terrier Tibetano

Tibetan Terrier

Como o próprio nome sugere, esta raça é originária do Tibete, mas não é um verdadeiro terrier. Os terriers tibetanos foram mantidos como cães de raça pura em sua terra natal por mais de 2.000 anos.

6. Saluki

Egyptian-dog-saluki

Saluki originalmente é um cão do Oriente Médio e é uma das mais antigas raças de cães. Era conhecido por viajar pela Rota da Seda com caravanas e tribos nômades. Geneticamente, a raça ainda está intimamente relacionada com seus ancestrais selvagens, o lobo.

7. Afegão Hound

Afghan Hound

O Afegão Hound é um sighthound que também é considerado uma das mais antigas raças de cães que tem parentesco com os lobos. O teste genético deste estudo provou que eles têm pouca divergência em relação aos lobos.

8. Husky Siberiano

Husky Siberiano

Esta raça do norte vem da Sibéria, a raça se assemelha a seus ancestrais selvagens e mudou pouco geneticamente ao longo do tempo. Eles têm marcas faciais que são muito semelhantes aos lobos. Além disso, eles têm muitas das mesmas características comportamentais e temperamentais de seus ancestrais.

9. Shar Pei

shar pei

Como a maioria das outras raças chinesas, o Shar-Pei é geneticamente muito antigo. Apesar de sua aparência, seus genes são muito semelhantes aos dos lobos. Embora a história exata da raça seja incerta, há imagens de cerâmica retratando cães semelhantes a Shar-Pei desde 206 aC.

10. Basenji

parentesco com os lobos

O Basenji é um cão de caça de pequeno a médio porte da África que tem parentesco com os lobos. Geneticamente, a raça é considerada antiga e está intimamente relacionada aos seus ancestrais selvagens.

11. Shiba-Inu

parentesco com os lobos

O Shiba Inu é uma famosa raça de cães no Japão. É também o menor e mais antigo cão deste país. Originalmente, eles estavam acostumados a caçar coelhos e pássaros, agora eles são grandes companheiros de famílias. Uma coisa importante, esses cães são muito semelhantes aos antigos ancestrais do lobo, especialmente aqueles com pelo marrom e branco.

12. Akita

parentesco com os lobos

Muitas vezes considerado uma versão maior do Shiba Inu, este cão também é uma boa raça de cães que tem parentesco com os lobos. Além disso, esta raça é do mesmo tamanho e às vezes tem a mesma coloração de um lobo.

13. Malamute do Alaska

parentesco com os lobos

Com sua aparência de lobo com um pelo duplo, esse nativo do Alasca está intimamente relacionado com seus ancestrais selvagens. Assim, sua simpatia e falta de latidos o tornam uma escolha popular para os donos de animais de estimação. No entanto, o Malamute pode não ser uma boa opção para famílias que têm outros animais de estimação, especialmente os pequenos, já que a raça tem uma presa bastante desenvolvida.

14. Chow Chow

parentesco com os lobos

O Chow Chow é uma raça chinesa de cães que tem parentesco com os lobos. A raça é muito semelhante geneticamente e tem características primitivas e personalidades às vezes que se assemelham a lobos. Os Chow Chows são cães médios que são muito inteligentes e são excelentes guardiões.