Existem vários cães esportivos que correspondem a cada personalidade, caráter e modo de vida de um dono. Existem cães esportivos e afetuosos, tranquilos, grandes e pequenos.

Antes de decidir adotar um cão esportivo, descubra 19 raças de cães esportivos, seu comportamento, suas características físicas, seus cuidados, seus problemas de saúde e etc.

Como você sabe, algumas raças de cães, pequenas, médias ou grandes, são mais atléticas que outras.

Se você procura um cão esportivo, existem raças esportivas e afetuosas, esportivas e calmas, ou pelo contrário esportivas e sempre alertas: em resumo, existe raça para todos os gostos.

O Portal do Dog ajuda você a escolher o cão esportivo que melhor se adapta ao seu caráter e estilo de vida. Confira!

Cão esportivo: características

Um cão esportivo mantém uma rotina de treinamento físico muito mais intensa do que a grande maioria dos cães domésticos. Assim, tudo isso gera um gasto metabólico muito alto e um impacto mais intenso nos ossos e articulações.

Além de uma dieta muito energética, a raça de cães esportivos pode precisar complementar sua dieta com certas vitaminas, minerais e nutrientes essenciais.

Uma raça de cães esportivos é caracterizada por ter um corpo forte, musculoso e saudável. No entanto, é preciso entender que cachorro esportivo não significa cachorro grande.

As 19 raças de cães esportivos

1 – Border Collie

Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/border-collie/

Esta raça de cães é considerada a mais inteligente do mundo. De acordo com Stanley Coren, é o cão ideal para todos os tipos de esporte. Graças à sua resistência e inteligência, Agility, Canicross e esportes com estímulo mental são perfeitos para o Border Collie.

2 – Pastor Australiano

pastor-australiano

Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/pastor-australiano/

Se você está procurando um cão esportivo e afetuoso, o pastor Australiano é a raça ideal de cães. Mas este cão esportivo precisa de muito treino e, como o nome sugere, é um dos melhores cães pastores, sendo sempre muito fiel aos seus donos.

3 – Pastor Alemão

pastor alemão

Foto: Freepik

O pastor alemão é um cão policial que tem uma energia transbordante. Um ótimo cachorro para correr, o pastor alemão tem uma força incrível, conhecida graças ao personagem Rin Tin Tin.

4 – Labrador Retriever

Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/labrador-retriever/

Se você está procurando uma raça de cachorro alegre e calma, o labrador pode ser o cão perfeito. De fato, ele precisa gastar muita energia, mas o Labrador é muito carinhoso em casa com seus donos.

5 – Golden Retriever

Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/golden-retriever/

O Golden Retriever, primo do labrador retriever, também é um cão alegre e calmo. É um cão que corre, ideal para canicross ou para andar de bicicleta.

6 – Jack Russel Terrier

Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/jack-russell-terrier/

Um cão desportivo ideal, por exemplo, para o canicross. O Jack Russel terrier é basicamente um cão de caça, que tende a latir muito.

7 – Spaniel Bretão

Este cão de caça popular da França precisa de muito trabalho. É um cão de porte médio, esportivo e afetuoso.

8 – Doberman

Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/doberman/

O Doberman é um cão elegante, musculoso e poderoso. Segundo o PlanetAnimal, é um cão ideal para corrida e esporte em geral.

9 – Beagle

Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/beagle/

O Beagle é um cão esportivo ideal para corrida e ciclismo. Esta raça de cães esportivos será perfeita para famílias com crianças.

10 – Dálmata

Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/dalmata/

A atividade física do dálmata é muito alta. Este cão esportivo e afetuoso é, no entanto, reservado ou tímido com estranhos.

11 – Braco Alemão de pelo curto

braco alemão

Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/voceamigo/caes-para-caminhada/

O Braco alemão de pelo curto é originalmente um cão de caça. Com muita energia, este grande cão esportivo será ideal para correr, pois ele gosta de gastar energia.

12 – Boiadeiro de Berna

cachorros mais peludos

Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/noticias/cachorros-fofos-conheca-os-mais-famosos/

O Boiadeiro de Berna é uma raça de cachorro alegre e carinhosa. Este cão grande mede entre 64 e 70 cm com 50 quilos e, portanto, precisa de muito treino. É ideal para corrida, ciclismo ou mountain bike.

13 – Whippet

O Whippet é o cão mais rápido do mundo: este cão esportivo será ideal para correr, independentemente do tipo de esporte que você pratica: corrida, canicross etc.

14 – Pastor Belga

pastor belga

Foto: Freepik

O pastor belga é um cão que gosta de gastar muita energia e muito inteligente. Este cão esportivo e afetuoso será ideal para competições de agilidade e cães.

15 – Collie Barbudo

Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/bearded-collie/

Este pequeno cão esportivo é muito inteligente e, portanto, será ideal como cão esportivo para o Agility. O Collie Barbudo é de origem inglesa e é usado especialmente como cão pastor.

16 – American Staffordshire Terrier

American Staffordshire Terrier

Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/american-staffordshire-terrier/

Embora este cão seja considerado um cão perigoso, o American Staffordshire Terrier é esportivo e afetuoso é incrível, gosta de correr e brincar com seus donos.

17 – Akita americano

Akita

Fonte: Freepik

O Akita americano é uma “variante” do Akita inu, uma raça de cachorro japonês. Resistente e musculosa, esta raça de cães esportivos é muito resistente ao frio e ideal para caminhadas na neve.

18 – Husky Siberiano

husky

Foto: Pixabay

O Husky Siberiano é uma raça de cães esportivos amorosa e leal, ideal para caçar.

19 – Shiba Inu

Shiba inu

Foto: Freepik

É uma raça de cães esportivos geralmente muito carinhosa com tutores e muito adaptável a diferentes ambientes e famílias. Então, se você mora na cidade e gosta de praticar esportes, o Shiba Inu será ideal.

Cão desportivo: ração e suplementos alimentares

Muitas pessoas associam suplementos para cães esportivos a produtos industriais, mas o ideal é continuar oferecendo uma dieta natural para os cães, mesmo quando falamos em suplementar sua dieta com os nutrientes necessários para uma rotina intensa de exercícios.

Vários tipos de ração oferecem uma linha Premium dedicada exclusivamente a cães esportivos ou de alto desempenho. Assim, essas rações tendem a ter uma proporção maior de gordura e proteína, para obter uma fórmula de alta energia.

Mas essas rações são uma excelente opção prática para garantir que um cão esportivo receba as proporções corretas de nutrientes para compensar suas altas despesas metabólicas e permitir o fortalecimento de seus músculos, ossos e articulações.