Hoje se observa que cada vez mais as pessoas procuram raças de cachorro de pequeno para apartamento.

São vários os motivos para que essa tendência tenha se estabelecido, porém essa mudança pode ser vista como uma consequência natural , já que além da população do Brasil ter se tornado em sua maioria urbana, os espaços nas cidades são bem menores do que costumavam ser.

Deve-se também observar a mudança de papeis na família brasileira, tendo agora tanto a mulher quanto o homem trabalhando e passando menos tempo em casa.

yorkshire

Yorkshire. Fonte: Freepik

Por uma questão financeira e prática, as características das raças mais procuradas mudaram de figura, sendo geralmente as raças menores as mais comuns da atualidade.

Cachorro pequeno não precisa de muito espaço

Muito se deve ao fato do cachorro pequeno poder facilmente viver em um apartamento, não utilizar muito espaço, não precisar de tanto exercício quanto um cão de porte grande e no geral possuir um gasto financeiro bem menor.

Vendo por esse prisma é natural que as raças pequenas sejam a primeira escolha de cachorros para apartamento.

Papillon. Fonte: Freepik

Já um cachorro de porte grande é inegavelmente mais dispendioso, desde os gastos básicos do cotidiano, como quantidade de ração e procedimentos no veterinário à logísticas de transporte em viagens.

Se levarmos em consideração uma raça de porte grande, como o Galgo Irlandês, que necessita de muito espaço, uma quantidade de exercício alta e um bom tempo de cuidados com o visual, é compreensível que a raça esteja praticamente desaparecendo.

Cães de porte grande também precisam de um dono mais experiente e de um treinamento mais direcionado devido a sua potência corporal; afinal, um cachorro pequeno para apartamento como um chihuahua pode ser mais facilmente dominado do que um Rottweiler.

Quais raças procurar?

Em relação a quais raças procurar, é interessante sempre ler o máximo possível sobre as características das raças e analisar qual a melhor opção para o seu estilo de vida. Não só as raças que estão categorizadas como Toys são boas para apartamentos.

Um exemplo do que pode acontecer quando se adquire um cachorro sem conhecimento mais profundo ocorreu com o Husky Siberiano na época que ele virou moda.

dog com a língua de fora

Chihuahua no parque – Foto: Freepik

Agora imagine um cão incrível, só que com muita energia e originalmente um trabalhador, preso em um apartamento sem fazer a quantidade de exercício necessária?

Infelizmente essa é uma equação que leva à frustração, tanto humana quanto canina, e como era de se esperar, muitos cães foram abandonados à sua própria sorte pois os donos não podiam oferecer o que eles precisavam.

Mesmo assim, nada impede você de ter um cão de porte grande em apartamento. Há inúmeros casos bem sucedidos, mas todos eles andam em paralelo com um compromisso que o dono faz de manter o cachorro com uma vida ativa, saudável e feliz, levando-o para passear e mantendo uma rotina de exercícios e brincadeiras fora de casa.

Grandes ou pequenos, cães em apartamentos são uma realidade e por isso vários condomínios estão trocando os parquinhos para crianças e substituindo-os por áreas específicas para cachorros, com objetos e brinquedos para entretê-los. Pensar que essa hipótese há dez anos, seria inimaginável, mostra a rápida mudança dos cães e sua importância no dia a dia do brasileiro.

Pesquisa feita pelo Portal do Dog

Em Agosto de 2012, o Portal do Dog realizou uma pesquisa com 400 leitores da FanPage para definir o porte dos cachorros dos nossos leitores. Os números só confirmaram que a tendência é de fato os donos escolherem os cães de pequeno porte.

Os cães mini (de 1 à10 kg) receberam 193 votos, os de tamanho médio (11 à 25 kg) e tamanho grande (26 á 44 kg) praticamente empataram, com os médios levando 86 votos e os grande com 87 votos, e os de tamanho gigante (acima de 45 kg) com apenas 15 votos.

Para os muitos possíveis donos de cachorros que têm menos tempo e menos espaço físico em suas vidas, os cães de porte pequeno podem ser uma boa opção.