Sendo fortalezense, sempre conheci o trabalho da ONG São Lázaro, que desde 1993 realiza o resgate de animais abandonados na capital cearense. Entretanto, continuam ano após ano, independente de todas as dificuldades encontradas.

No entanto, no último domingo (25), o abrigo foi vítima de um trágico acontecimento.

Tragédia no abrigo São Lázaro

Um incêndio em um terreno baldio ao lado da sede expôs os mais de 400 animais abrigados pela ONG à fumaça, causando a morte de 12 cachorros devido a inalação e deixando 19 feridos.

Assim, a Sociedade Protetora dos Animais (SPA) registrou um boletim de ocorrência no 32º Distrito Policial para averiguar se o incêndio foi criminoso.

O corpo de bombeiros informou que sua equipe levou mais de uma hora para conseguir controlar o fogo,pois tomou proporções inesperadas.

Em resposta a essa tragédia, voluntários e artistas se uniram com o intuito de levantar fundos para a instituição.

Dessa maneira, uma dessas iniciativas foi o evento Rock Animal, que contou a presença de bandas de rock locais e repassou todo o valor coletado na entrada de 10,00 + 1kg de ração para a ONG.

Então, para os que tiverem interesse em doar para o abrigo São Lázaro, confiram os dados abaixo:

Para doar:
Titular: Organização Não Governamental São Lázaro
CNPJ: 13043465/0001-71

Banco: 104 – Caixa Econômica Federal
Agência: 0619
C/c: 3054-6
OP: 003

 

Atendimento de Dr. Herlon e de sua auxiliar Suellen. Foto: Reprodução Facebook/São Lázaro

Atendimento de Dr. Herlon e de sua auxiliar Suellen. Foto: Reprodução Facebook/São Lázaro

Abrigo de cães x canil: diferença

O abrigo de cães é administrado por uma associação sem fins lucrativos. Ao contrário do canil, ele funciona apenas com o poder econômico de voluntários.

Sua renda econômica vem de doações de pessoas e de campanhas sociais organizadas por elas. Portanto, além do trabalho árduo que envolve uma estrutura repleta de cães abandonados existe o “medo” de não podermos fazer isso economicamente.

O abrigo acolhe não apenas cães abandonados encontrados na rua, mas também aqueles cujos donos já não desejam.

O abrigo canino tem o dever de cuidar e de guardar os cães para os quais não é possível devolver aos donos ou confiá-los a algum requerente.

É possível que o abrigo não tenha espaço para todos os cães. Neste caso existem os abrigos que são as casas dos voluntários, todos podem disponibilizar a sua casa, até à adoção do cão, a menos que o próprio voluntário decida adotá-lo.