A acupuntura já vem sendo bastante utilizada por humanos como método alternativo para tratar doenças e até melhorar a saúde física e emocional. Ultimamente, o procedimento, uma terapia milenar chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, também vem sendo usada para ajudar animais de estimação.

Assim como em humanos, nos animais a acupuntura pode ser utilizada para tratar diversos problemas de saúde, como dores, e até alguns problemas comportamentais.

A acupuntura já está sendo bastante utilizada em animais de estimação para tratar problemas de saúde e de comportamento. (Foto: Reprodução / Festival Animal Clinic)

De acordo com Reynaldo Dias Landgraf Junior, médico veterinário de Itapetininga (SP) que trabalha na área há três anos, a acupuntura vem sendo bastante procurada para tratar problemas locomotores osteomusculares.

“Na maioria dos casos a acupuntura é recomendada quando o animal tem um problema na coluna e para de andar, por exemplo. Com o tratamento, ele consegue recuperar os movimentos e ter uma qualidade de vida melhor. Também é bastante indicado em problemas comportamentais e doenças de pele”, explicou o médico veterinário ao G1.

Ele também explicou que, apesar de ser muito difícil machucar um animal com a aplicação das agulhas, é essencial fazer o tratamento com um médico especialista, pois se os pontos certos não forem atingidos pelas agulhas, o tratamento não terá efeito.

Segundo veterinário especialista, qualquer animal de estimação, independente da idade, pode fazer tratamento com acupuntura. (Foto: Reprodução / Big Sky Pet Center)

Ainda de acordo com o veterinário Reynaldo Dias Landgraf Junior, qualquer animal de estimação, independente da idade, pode fazer acupuntura e, dependendo da gravidade do caso, os resultados aparecem já a partir do primeiro mês.

“A acupuntura pode ser realizada em qualquer animal de estimação, independente da idade, pois a prática não visa tratar apenas um problema local, como por exemplo, uma dor, e sim, o corpo como um todo”, diz o veterinário.

Fonte: G1