O adestramento de cães é um processo permanente. Portanto, o treinamento deve ser reforçado constantemente, durante toda a vida do animal.Você já imaginou como seria ter todas essas habilidades e ser capaz de preparar seu cão para que ele seja bem comportado a vida toda?

Então, se você tem um cachorro novo em casa, seja ele um filhote ou um cão adulto, esse é o artigo certo para você. Aqui você irá encontrar todas as dicas adestramento de cães!

Contudo, antes de começar o adestramento com o cão, pode ser útil revisar alguns conceitos básicos.

Primeiramente, é preciso ser paciente, firme e demonstrar um bom domínio da linguagem corporal. Além disso o ideal é fazer sessões curtas. O ideal são de 10 a 15 minutos de cada vez. Da mesma forma, é ideal variar os tipos de comandos para que o cão não fique entediado.

1. Adestramento de cães para fazer xixi no lugar certo

Existem algumas recomendações básicas para o adestramento do cão com relação às suas necessidades fisiológicas. Então, acompanhe as recomendações e procure coloca-las em prática com seu cão.

cachorro fazendo xixi

Foto: Freepik

  • Limite o espaço do cachorro: Quando você tiver um cachorro novo em casa, limite o seu acesso apenas à área onde deverá fazer suas necessidades. Isso deve ser feito mesmo que você tenha que fechar portas e fechar entradas com objetos de diversos tipos. Assim, o importante é que o cão entenda bem qual é o seu espaço.
  • Defina uma rotina no adestramento de cães: Cães criam hábitos. Portanto, é recomendado que eles sejam alimentados sempre no mesmo horário. O mesmo vale para os passeios. Dessa forma cria-se uma rotina para o cachorro. Assim ele irá aprender que existe uma hora certa para tudo, até mesmo para “ir ao banheiro”. Inclusive ele pode passar a fazer suas necessidades apenas durante os passeios.
  • Nunca castigue o cão por fazer xixi no lugar errado: Ter o chão de casa sujo com xixi pode ser um incômodo. Porém, os cães não conseguem entender as causas e consequências da mesma forma que o ser humano. Portanto, não se deve repreendê-los. Sendo assim, você deverá apenas limpar a bagunça e seguir em frente com o treinamento. Tenha certeza de que com o tempo, com suporte do adestramento de cães, os acidentes se tornarão cada vez menos frequentes.
cachorro fazendo coco

Foto: Freepik

Faz parte do adestramento de cães, sempre que o cão fizer suas necessidades no local correto, você deverá recompensá-lo. Assim ele irá associar a ação com a recompensa e irá repetir mais vezes o ato. Dessa forma ficará cada vez mais condicionado.

2. Adestramento de cães: comando “Vem”

O comando “vem” é um dos ensinamentos mais básicos do adestramento de cães. Sendo assim, toda vez que o seu cão vier até você quando for chamado, você deve comemorar. Afinal, ele estará trocando vários estímulos só para ir até você. Além disso, essa pode ser a melhor parte do dia dele.

cachorro andando - adestramento de cães

Foto: Freepik

  • Para começar o treinamento, escolha um local tranquilo. Afinal, enquanto estiver aprendendo, ele não deve ser distraído.
  • Posteriormente, você deve se afastar de seu cachorro e então dizer “venha” de maneira bem firme e com bastante entusiasmo. O comando deve ser dado apenas uma vez. Porém, a linguagem corporal deve ser mantida. Você deve se mostrar relaxado.
  • Conforme o cão começar a se aproximar, você pode ir incentivando-o. Você pode segurar um petisco como forma de incentivo.
  • Por fim, quando o cão chegar até você, recompense-o e diga algo como “muito bem”. Conforme seu cão for criando confiança com o treinamento, a distância entre vocês pode ser aumentada gradativamente.

2. Adestramento de cães: comando “Quieto”

Pastor Belga

Foto: Freepik

Ensinar o comando “quieto” para o cão não serve apenas para que ele fique quieto. Da mesma forma que o comando “vem”, esse também serve para a segurança do animal. Isso porque você pode usá-los em situações de perigo.

  • Para começar, você deve estar próximo ao cão. Posteriormente, estenda a sua mão e dê o comando “quieto”.
  • Aguarde um tempinho e recompense-o. Então você deve ir repetindo até que seu cão entenda que se ele ficar parado será recompensado.

Por fim, quando o cão tiver assimilado bem a lição, a distância pode ser aumentada gradativamente. Do mesmo modo, você pode incluir distrações para treinar a concentração do seu cachorro.

3. Adestramento de cães: comando “Deixa”

No adestramento de cães, o comando “deixa” também possui grande importância. Isso porque ele pode ser muito útil caso o seu cão pegue alguma coisa que não deve.

Porém, esse treinamento requer bastante paciência, bem como consistência. Então, você pode utilizar os 3 d´s do adestramento: distância, duração e distração. Dessa forma você vai gradualmente aumentando o grau de dificuldade do exercício.

cachorro não quer comer

  • Para começar essa lição, tenha um petisco em mão e coloque seu cão deitado ou sentado.
  • Então mostre o petisco ao cachorro.
  • Dê o comando “deixa” e coloque o petisco debaixo do seu pé.
  • Então você deverá esperar alguns instantes. Certamente o cão tentará pegar o alimento, podendo até mesmo agarrar o seu pé. Você pode deixar que ele tente. Seja paciente.
  • Por fim, quando o cão desistir, você deverá dizer “muito bem” e recompensá-lo. Contudo, não se deve oferecer ao cão o petisco que você colocou debaixo do pé, e sim um novo.

Dessa forma você deverá repetir a lição várias vezes sempre recompensando o cão quando ele desistir do petisco.

4. Como ensinar o comando “senta”

Petisco para adestramento - adestramento de cães

No adestramento de cães, o comando “senta” é um dos mais usados. Inclusive essa é geralmente a primeira lição do adestramento. Isso porque é muito simples fazer o cão sentar. Então, para ensinar o comando basta conectar a palavra “senta” ao comportamento.

  • Para isso, quando o cão estiver em pé, você deve segurar um petisco na sua mão e ir levantando-o bem devagar em direção à parte posterior da cabeça do cachorro.
  • Então, automaticamente o cão se sentará para conseguir ver o alimento.
  • Assim, quando ele encostar a traseira no chão, diga “muito bem” e recompense-o com o petisco.

Além disso, você pode também ir fazendo a transição do comando verbal para apenas um gesto. Isso pode ser útil em situações em que você esteja distante do cão.

5. Como ensinar o comando “deita”

cachorro deitado - adestramento de cães

Foto: Freepik

Quando o seu cachorro estiver executando bem o comando “senta”, você pode ensiná-lo a deitar.

  • Então, com o cão sentado, segure o petisco em sua mão e o mantenha bem perto do rosto do animal.
  • Assim, comece a mover sua mão em direção ao chão.
  • Posteriormente, afaste a do cão. Certamente ele irá seguir o petisco.
  • Então vai ser forçado a deitar para conseguir cheirar sua mão.
  • Assim que o cão se deitar, diga “muito bem” e lhe entregue o petisco.

Por fim, no adestramento de cães basta ser paciente e repetir muitas vezes a lição até que o cão associe corretamente o comando à ação.

Resumindo, no adestramento de cães é fundamental que se estabeleça uma base sólida. Assim, a vida do seu cão com certeza será bem mais fácil e divertida. Além disso, a convivência entre vocês pode se tornar bem mais simples. Mas se você tiver dúvidas sobre como começar o adestramento, a melhor coisa a fazer é buscar um especialista no assunto.