O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) se despediu de um importante integrante no final deste mês de fevereiro. Isso porque a corporação deu adeus ao cachorro Brasil no dia 28 de fevereiro. O pet foi o primeiro cão de busca com certificação internacional para atuação.

O animal, que trabalhava em conjunto com o cabo Moises Kluska, tinha 16 anos de idade e já estava aposentado da função. Desde o ano de 2015, Brasil estava vivendo tranquilamente na residência de seu antigo parceiro de ação. Segundo informações da assessoria de imprensa da CBMSC, o animal estava lutando contra um câncer e faleceu de maneira natural.

Trajetória de Brasil: o primeiro cão de busca com certificação internacional

Além de primeiro cão de busca com certificação internacional, o cachorro também fez história ao lado do então soldado Moises. O binômio – dupla entre bombeiro militar e cão de busca – formado por Brasil e Moises participou do primeiro time de cães de busca e resgate dos bombeiros de Santa Catarina.

primeiro cão de busca com certificação internacional

Foto: Site Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Durante o tempo de atuação, a dupla somou mais de cem buscas. E com destaque para o trabalho no desastre climático de 2008. A situação, que também ocorreu em solo catarinense – fez com que a dupla trabalhasse na localização de 23 pessoas. Além da atividade assistida por cães, que foi realizada após a aposentadoria do Brasil.

“O cão Brasil foi um marco para a atividade de busca e resgate com cães em Santa Catarina, e também nacionalmente, já que ele nos mostrou que era possível, em uma época em que havia uma grande rejeição às certificações”, destacou o presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC, Tenente Coronel Walter Parizotto.

Descendentes do cão Brasil

Vale salientar que o Brasil teve um impacto muito além do seu desempenho nas operações de buscas e com o marco na certificação a nível global. Isso porque a genética do cachorro trouxe mais três gerações de cães para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

primeiro cão de busca com certificação internacional

Foto: Site Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Hoje em dia, a corporação catarinense conta com diversos descendentes do corajoso Brasil:

  • O filho Iron,
  • A neta Leia e o neto Dante, filhotes ainda em processo de treinamento;
  • Os bisnetos Chewbacca e Zaara.

Além disso, o falecimento do cachorro Brasil repercutiu nos principais portais de informação do estado de Santa Catarina.