Quem tem um bichinho de estimação em casa sabe bem como os cuidados com a saúde dos animais são necessários e como um tratamento e alguns medicamentos para pets podem custar caro. Conheça sobre a farmácia comunitária para pets.

Pensando nisso, um grupo de amantes de animais de São José dos Campos, em São Paulo, criou uma “farmácia comunitária” na internet. A página tem como maior objetivo a doação de medicamentos veterinários.

Página inicial do grupo e sua descrição feita pela criadora Denise Nery. (Foto: Reprodução / Facebook Farmácia Veterinária Comunitária)

Página inicial do grupo e sua descrição feita pela criadora Denise Nery. (Foto: Reprodução / Facebook Farmácia Veterinária Comunitária)

Como surgiu a farmácia comunitária para pets?

A farmácia on-line foi a forma que a turma, inspirada pelo ditado adaptado ‘Fazer o bem, não importa a quem – nem a que espécie’, encontrou para ajudar os animais que estão em necessidade.

Com o nome de “Farmácia Veterinária Comunitária”, a página criada no Facebook por Denise Nery, voluntária de uma ONG que resgata animais em São José dos Campos, já possui mais de 110 mil membros e ajuda a salvar a vida de dezenas de animais de estimação.

A ideia de criar a farmácia comunitária surgiu depois que Denise resgatou e cuidou de uma cadelinha prenha que estava bastante debilitada.

O animal precisou de muitos medicamentos durante o tratamento alguns deles acabaram sobrando quando a cadela se curou.

Os participantes do grupo postam fotos de medicamentos que estão precisando e de remédios que podem doar. (Foto: Reprodução / Facebook Farmácia Veterinária Comunitária)

Os participantes do grupo postam fotos de receitas médicas dos remédios que estão precisando e de medicamentos que podem doar. (Foto: Reprodução / Facebook Farmácia Veterinária Comunitária)

De acordo com Denise, a quantidade de remédio que sobrou dava para encher cinco caixas de sapato. Ela conseguiu doar boa parte dos medicamentos para outros protetores de animais, mas ainda assim sobraram muitos e ela não sabia o que fazer com eles.

Foi aí que ela decidiu criar a farmácia. Com isso, além de conseguir doar os medicamentos que restaram, Denise passou a receber mais doações de remédios para animais.

Como está funcionando a farmácia comunitária para pets?

Atualmente, o grupo faz doações de remédios e também de materiais médicos e cirúrgicos, coleiras antipulgas, roupas, casinhas e rações para tratamentos especiais.

Podem ser doados medicamentos novos e usados, contanto que estejam adequados para uso e no prazo de validade. (Foto: Reprodução / Facebook Farmácia Veterinária Comunitária)

Podem ser doados medicamentos novos e usados, contanto que estejam adequados para uso e dentro do prazo de validade. (Foto: Reprodução / Facebook Farmácia Veterinária Comunitária)

Para a criadora do grupo, a farmácia comunitária não só ajuda os animais e seus tutores como também prova que é realmente grande a capacidade de compaixão do ser humano com os animais.

Se você quer também quer entrar no grupo e ajudar animais que precisam, basta clicar aqui e acessar a página oficial da “Farmácia Veterinária Comunitária”.