Mark Barone é um artista de Kentucky, Estados Unidos, coautor e responsável pelo incrível projeto An Act of Dog, que consiste em pintar 5.500 cães momentos antes de serem eutanasiados em abrigos com alto índice de mortes. A ideia é criar o primeiro museu em memória desses animais, com todo o lucro revertido para animais que se encontram em abrigos.

O número escolhido não é aleatório e infelizmente representa a quantidade de cães que são eutanasiados todos os dias em abrigos norte-americanos.

A ideia surgiu depois que Mark perdeu sua cadela Santina de 21 anos. Como declarou ao fastcocreate, Marina Dervan, companheira de Mark Barone, achou que um novo cachorro iria ser terapêutico no período de luto. Mesmo Mark dizendo que não estava pronto, ela começou a busca na internet por um animal para adotar. Nessa pesquisa, ela acabou se deparando com as estatísticas e o que acontece todos os dias no sistema dos abrigos.

No início Mark se mostrou relutante. Porém, apenas dois dias depois, ele já estava envolvido e com uma ideia clara do que fazer.

Hoje, dois anos depois e mais de 3.500 quadros, eles esperam que as pessoas que olhem as imagens de fato sintam toda a emoção que o animal estava sentindo naquele momento. As pinturas têm uma tristeza tão profunda que de fato dá para sentir uma conexão com o ser na tela.

Os quadros contém o nome do cão e a data que ele foi morto. Ao colocar um rosto nas estatísticas, Mark Barone e Marina Dervan esperam conscientizar sobre a dramática situação dos cães abandonados.

A intenção é fazer com que as pessoas que têm acesso as pinturas saiam querendo fazer o que é certo para os animais.

Para ajudar, acesse a página oficial do projeto An Act of Dog: anactofdog.org

 

“An Act of Dog” – O projeto

 

(Áudio em inglês)

 

A história de Oreo

Oreo foi jogado de um prédio de 6 andares no Brooklyn, Nova York, pelo próprio dono. A ASPCA o recolheu e o tratou, porém o então presidente da organização, Ed Sayres, o julgou agressivo e resolveu eutanasiá-lo, mesmo quando haviam grupos interessados em ajudá-lo em relação ao comportamento.

Veja o vídeo da tela de Oreo sendo pintada:

 

(Áudio em inglês)