O Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fará a contagem de animais de estimação em seus levantamentos. A inclusão irá possibilitar o conhecimento sobre o número de pets por estados e municípios.

Os dados farão parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), encomendada pelo Ministério da Saúde, que integrará a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014. Atualmente não há dados oficiais de quantos pets moram em lares brasileiros.

Closeup shot of the lonely Collie at home

A closeup shot of the lonely Collie at home

O levantamento irá auxiliar no planejamento de ações voltadas para a saúde humana e do animal, como campanhas de combate à raiva. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) fez a articulação para que o IBGE incluísse o universo pet em suas pesquisas.

O que é o Censo do IBGE?

O Censo é uma importante pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que tem como objetivo coletar informações sobre a população brasileira e suas características socioeconômicas.

O levantamento é feito a cada 10 anos e busca reunir dados sobre o número de habitantes, suas características demográficas, como idade, sexo, raça, escolaridade, além de informações sobre moradia, trabalho e renda.

Adestrador de cães valor

Tutor no parque adestrando seus cachorro – Foto: Freepik

Com base nas informações coletadas pelo Censo, o IBGE pode realizar estudos e produzir estatísticas que servem de base para a elaboração de políticas públicas e para a tomada de decisões importantes em diversas áreas, como saúde, educação, transporte, entre outras.

É importante ressaltar que a participação da população no Censo é fundamental para que se possa obter dados precisos e representativos da realidade brasileira. Portanto, é essencial que todos contribuam respondendo com sinceridade e precisão às perguntas realizadas pelos recenseadores.