Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Crufts está enfrentando mais uma polêmica, dessa vez em relação a treinadora de Knopa, cadela vencedora do prêmio máximo de Best in Show.

Durante a apresentação final, Rebecca Cross manuseou Knopa segurando-a pelo pescoço e pelo rabo, atitude condenada tanto pelos espectadores quanto pelo evento. Na primeira justificativa, o Crufts explicou que, como a treinadora é norte-americana e lá esse manuseio é aceito, ela o repetiu durante o evento inglês, mesmo sabendo que não deveria.

Os responsáveis pelo evento já haviam se pronunciado quanto ao caso, mas precisaram emitir outro comunicado diante da mobilização do público online que se reuniu e criou uma petição que já passa de 100 mil assinaturas, pedindo que o título seja removido da dupla.

Apesar da repercussão negativa, o Crufts reafirmou o apoio à Knopa. Mesmo não concordando com o manuseio da treinadora, para eles, seria injusto remover o título da cadela, a verdadeira vencedora da competição.

Através de sua conta oficial no Facebook, o Crufts se pronunciou novamente:

 

“Nós entendemos completamente as preocupações sobre como Knopa, cadela que venceu o Best in Show, foi manuseada na mesa de julgamento. Aqueles que participam do Crufts recebem orientações escritas e claras sobre como lidar com o seu cão, a fim de assegurar o bem estar do cachorro, e esta orientação torna claro que os cães não deve ser tratados desta forma. Esta situação foi ainda destacada para a treinadora por parte dos oficiais do evento. A treinadora se desculpou pela perturbação causada e garantiu que o cão, que deve ser a nossa principal prioridade, está feliz e bem. Antes deste incidente, a orientação relacionada ao manuseio tem sido seguida por aqueles que se apresentam com os seus cães mas, à luz desta situação, iremos rever as nossas regras e orientações e como elas podem ser alteradas no futuro. A decisão será tomada pela comissão sobre quais medidas podem ser tomadas dentro das regras e orientações atuais. Neste caso específico, uma investigação está em curso e uma decisão será tomada pelo comitê sobre as ações que têm sido tomadas pelos expositores na Crufts e os próximos passos. O foco principal dos juizes são os cães e nós não acreditamos que seria justo retirar o título de Best in Show, porque o cão foi agraciado com este prêmio com base em seus próprios méritos na arena.”