O caso de um animal que foi abandonado gravemente machucado no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, está chocando a população da Paraíba e os amantes de animais de todo o país.

No último domingo, dia 13 de maio, Danúbia Andrade e seu marido estavam saindo para almoçar com sua família quando pararam para que o homem ajeitasse um tonel que fica na rua do edifício onde o casal mora e que serve como lixeira para a vizinhança.

O cachorro tinha um grave ferimento na boca e não resistiu. (Foto: Reprodução / Danúbia Andrade / G1)

A surpresa veio quando ele retirou uma caixa pesada que tapava a lixeira. Lá dentro, estava um cachorrinho extremamente sujo e machucado.

O casal pegou o cachorro resgatado do lixo e levou para a casa da mãe de Danúbia para limpar e dar um banho nele. Porém, eles perceberam que o cão estava com um machucado feio na boca. “Ele estava muito machucado na boca e não tinha por completo a língua”, contou Danúbia para o G1.

Moradores da região onde o cão foi encontrado pediram ajuda para Lyndemarques Oliveira, médico veterinário que é proprietário de uma clínica veterinária que fica nas redondezas de onde tudo aconteceu.

De acordo com Lyndemarques, que prestou os primeiros socorros e fez o atendimento do animal sem cobrar, o cão não apresentava sinais de violência. “Quando o animal chegou para mim, chegou em estado de choque, com uma infecção muito grande. Não tinha pancada, não tinha hematoma, tinha essa lesão na boca que é causada pelos bichos que pousam em uma ferida”, explicou ele.

Cachorro resgatado do lixo estava em estado grave

O veterinário afirmou que o estado do cachorro era grave e que o animal poderia estar também com desnutrição, pois, na situação em que a boca dele estava, ele deveria estar tendo bastante dificuldade para se alimentar.

Lyndemarques informou que o cão recebeu soro, remédio para dor, antibiótico e anti-inflamatório, porém, não apresentou melhoras e acabou falecendo por volta das 15h30 da tarde do dia seguinte, segunda-feira, 14 de maio.

(Vídeo: Reprodução / YouTube Portal T5)

Câmeras de segurança do prédio onde o casal que encontrou o cachorro vive gravaram o momento em que o animal foi abandonado no lixo. Um carro branco para próximo ao tonel, o motorista desce, abre o porta-malas e pega uma caixa. Em seguida, ele vai até o lixo e simplesmente joga o cachorro lá dentro. Depois, ele volta ao carro, pega uma caixa grande e enfia no tonel por cima do cachorro, de forma que o cão não conseguisse sair lá de dentro sozinho.

O responsável pela crueldade ainda não foi identificado, porém, de acordo com Danúbia, existe uma mobilização para encontrá-lo.

Fonte: G1