Na última quarta-feira, dia 7 de março, uma grave denúncia feita por moradores da cidade Igaracy, Sertão da Paraíba, chegou às redes sociais e chocou os apaixonados por cachorros e protetores animais de todo o país.

Os moradores do município afirmam que mais de 50 cachorros foram mortos a pauladas e envenenados por funcionários da prefeitura.

De acordo com denúncias, os animais foram mostos a pauladas e envenenados. (Foto: Reprodução / Portal Mais PB)

De acordo com informações dadas ao Portal Mais PB por José Carlos Maia, Secretário de Saúde do município conhecido como “Zé Cobrinha”, foram sacrificados cerca de 31 animais que estavam doentes.

O Secretário de Saúde afirmou ainda que outros animais de rua serão sacrificados e que essa é uma medida de contenção para proteger os moradores de serem infectados pelos animais. “Não podemos ficar com animais de rua e esperar que apareça problemas de saúde na população”, disse José Carlos Maia, que informou que existe uma lei municipal que garante que os animais sem dono são de propriedade da cidade.

“Foi uma medida drástica, mas é a que o município disponibiliza”, afirmou o secretário que é também médico veterinário e contou que os cachorros foram eutanasiados, morte com sedativos.

Tudo aconteceu depois que Damião Clementino da Silva, vereador do município, solicitou, na Câmara Municipal de Igaracy, que fossem tomadas providências sobre a situação dos animais de rua. Porém, não se esperava que a “solução” para o caso fosse a morte dos animais.

Ainda de acordo com o secretário José Carlos Maia, os animais foram mortos porque o município não tinha outra opção para tratar os cães.

Uma verdadeira chacina de cães aconteceu em Igaracy, Paraíba. E a prefeitura afirma que irá continuar!!! “Vídeos circulando em redes sociais chocaram moradores na cidade de Igaracy, no Vale do Piancó, onde mostram uma verdadeira carnificina com mais de 50 cachorros de ruas e até cachorros domésticos mortos à pauladas e com sinais de envenenamento. O dono de um dos cachorros encontrou o seu animal no meio dos mortos. Nas proximidades do fórum da cidade foram encontrados pelo menos 50 animais mortos à pauladas e com sinais de envenenamento, já que nos vídeos mostram embalagens de produto contendo veneno. Conforme relatos de moradores e donos de alguns dos cachorros, os cães de recolhidos por funcionários da prefeitura são de várias raças. Eles foram mortos no local, próximos a sacos de lixo. Moradores da cidade afirmam que o veneno tinha sido misturado a pedaços de carne para matar os cães. Segundo eles, os alvos não eram apenas cachorros abandonados com doenças, mas também os que tinham dono. . De acordo com o secretário de Saúde da cidade, José Carlos Maia, conhecido como “Zé Cobrinha”, os animais estavam doentes. O secretário ainda afirmou que outros animais de rua, independente do estado de saúde, serão mortos. “Não existe cachorro de rua saudável”, afirmou o secretário ao Portal MaisPB. ??????????? Amigosss me ajudem!!!!!! #chacinadecães #Todoscontraaprefeituradeigaracy #

A post shared by Luisa mell (@luisamell) on

Ainda na quarta-feira, depois da grande repercussão que o caso alcançou em todo o país, um inquérito civil público foi instaurado pela Promotoria de Justiça de Piancó, na mesma região, para apurar a denúncia das mortes dos animais no interior de imóvel público em Igaracy.

Segundo informações divulgadas pela promotoria, o secretário pode ter cometido infração penal e ato de improbidade administrativa decorrente do exercício do cargo.

Um ofício requisitando a exoneração imediata de José Carlos Maia do cargo de Secretário de Saúde foi enviado ao prefeito de Igaracy, José Carneiro Almeida da Silva, que também terá que prestar diversas informações relacionadas aos animais de rua que vivem na cidade, laudos veterinários comprovando as doenças, detalhamento de como se procedeu a morte dos animais, entre outras.

Um ofício também foi encaminhado do Ministério Público para a Delegacia de Polícia Civil solicitando a instauração de inquérito policial.

Fonte: Portal Mais PB / Catraca Livre