Cachorros são animais extremamente inteligentes e que podem ser facilmente treinados. Um interessante caso de um esperto cãozinho na Colômbia mostra como eles são capazes de aprender algumas coisas rapidamente apenas por observação.

Preto é um cachorrinho que, assim como tantos outros que já mostramos aqui no Portal do Dog, escolheu uma escola como seu lar. O cão vive no Instituto de Educação Técnica Diversificada de Monterrey, em Casanare, na Colômbia, há cerca de cinco anos.

O esperto cãozinho, que é bem tratado por todos que frequentam o local, parece estar aprendendo muitas coisas com os alunos do Instituto, inclusive a como “comprar” sozinho gostosos biscoitinhos.

Todos os dias, o cachorro observava com bastante atenção o momento em que os estudantes chegavam na cantina e entregavam notas de dinheiro para comprar lanches. Os alunos entregavam as cédulas e quando deixavam o local, estavam com comida nas mãos.

De tanto ver aquelas trocas de cédulas por lanche, o cachorro acabou fazendo uma associação. Ele parece ter realmente percebido a relação de troca do papel (dinheiro) por comida.

Então, um belo dia, ao ver os alunos comprando lanche, o cachorro pegou uma folha de árvore que estava no chão, foi até a cantina e começou a abanar o rabo enquanto soltava a folha no balcão. Ele estava visivelmente tentando comprar um lanche também.

Cachorro usa folha de árvore como dinheiro e “compra” biscoitos na cantina. (Foto: Reprodução / Facebook Angela Garcia Bernal)

O pessoal da cantina ficou tão impressionado com a atitude do cão, que não deixou o fofo peludo sair sem o que ele esperava. Agora, o cachorrinho tem recebido biscoitinhos e petiscos sempre que leva uma folha até lá.

De acordo com Angela Garcia Bernal, professora do Instituto e responsável por divulgar a história nas redes sociais, tudo aconteceu de forma muito natural. “Lhe chamam de ‘Negro’ e ele gosta de biscoitos… E então Negro chega na loja do colégio e, como se fosse mais um aluno, abana sua cauda e pede um biscoito… Não é fiado, nem doado. Negro vê que os estudantes levam notas e recebem algo em troca. Então, pega uma folha do chão e, muito decentemente, se aproxima para fazer a compra”, escreveu a professora em uma postagem no Facebook.

Fonte: E+ Estadão / Estado de Minas / Facebook Angela Garcia Bernal