Os cachorros são importantes para muitas pessoas e, em algumas situações, eles são mais do que apenas companheiros. Como é o caso da cachorra de serviço Araminta, que transformou a vida de Jacob, um garoto autista que ganhou mais confiança e alegria.

 

Jacob se tornou mais confiante com a ajuda da cachorra Araminta. (Foto: Reprodução / Daily Mail)

Jacob se tornou mais confiante com a ajuda da cachorra Araminta. (Foto: Reprodução / Daily Mail)

 

Jacob Owens tem 8 anos de idade e mora na cidade de Peterborough, na Inglaterra. O menino sofre com uma forma severa de autismo que faz com que ele tenha dificuldade de se comunicar ou expressar seus sentimentos de uma maneira que seja entendida pelos outros.

Durante anos, Jacob raramente sorria e não tinha amigos. Até mesmo uma atividade simples como ir a pequenas lojas da região podiam resultar em uma grande agonia.

Por causa da dificuldade de interagir com pessoas desconhecidas, ele foi ficando cada vez mais solitário. Sua mãe, Susan Owens, ficava com o coração partido ao ver seu filho tão triste e parecia que nada poderia ajuda-lo.

Mas tudo mudou em 2013, quando Susan entrou em contato com um grupo chamado Support Dogs. Através de seu Programa de Assistência aos Autistas, eles encontraram a cachorra Araminta, que tem o apelido de Minta, para ser o bicho de estimação da família.

Cachorros de assistência para autistas são especialmente treinados para ajudar crianças a se tornarem mais independentes e sociáveis de uma maneira segura.

 

Minta e Jacob se tornaram melhores amigos. (Foto: Reprodução / Daily Mail)

Minta e Jacob se tornaram melhores amigos. (Foto: Reprodução / Daily Mail)


 

Em pouco tempo, Susan contou que a família toda notou a transformação de Jacob:

 

Quando Minta entrou para nossa família, nossas vidas mudaram e a mudança em Jacob foi fenomenal. Primeiro, foram as transformações que ela causou no dia-a-dia. Agora, quando nós vamos às compras ou queremos fazer um passeio em família, nós dizemos a Jacob que Minta quer ir e ele não fica estressado.

 

E Susan informou que a cachorra Minta também ajudou na socialização de Jacob:

 

Antes quando nós íamos a lugares públicos, Jacob queria ficar invisível. Ele ficava muito desconfortável quando alguém falava com ele, mas agora a
diferença é incrível. Se as pessoas falam com ele sobre Minta, ele fica feliz em falar com desconhecidos porque ele tem orgulho dela.

 

Fonte: Daily Mail