Um caso muito raro aconteceu com a cachorra Pantera: ela teve cinomose e se curou, mas a doença deixou sequelas incomuns.

Pantera ficou com sua arcada dentária comprometida: muitos dentes ficaram expostos porque as raízes se soltaram da gengiva.

Além disso, a doença prejudicou seu sistema respiratório e digestivo. Ela tinha muita dificuldade para respirar e se alimentar. Porque o processo de alimentação dela funcionava da seguinte forma: o alimento passava da cavidade bucal para a cavidade nasal, onde era aspirado e ia para o pulmão, o que gerava sérias dificuldades respiratórias e pneumonia constante.

Pantera foi resgatada pelo grupo Meu Amigo Cão, que trabalha ajudando cachorros abandonados a encontrarem um novo lar, em Minas Gerais.

O grupo lutou bastante para salvar a cachorra e contou com a ajuda de doações para dar o tratamento adequado, alimentação especial, medicamentos e vitaminas.

Quem fez todo o tratamento da Pantera foi a veterinária Keila Ferreira. Inicialmente, a cachorra precisou ser tratada de uma broncopneumonia. Depois passou por duas cirurgias.

Na primeira cirurgia, foram fechadas as fístulas oronasais (que comunicavam a cavidade oral com a cavidade nasal), foram removidos 6 dentes superiores e feita a limpeza de tártaro dos restantes.

Veja o vídeo de Pantera já conseguindo comer após esse primeiro procedimento cirúrgico:

 

 

Na segunda cirurgia, a veterinária extraiu alguns dentes inferiores, preservando os pré-molares e molares, que são essenciais para a mastigação. Além disso, ela foi castrada.

E essa história tem um final muito feliz: a Pantera foi adotada e já está em seu novo lar.

A cachorra ainda precisa retirar os pontos da última cirurgia, continuar recebendo alimentação de qualidade, acompanhamento veterinário e medicamentos. Mas seus novos tutores vão proporcionar tudo que essa guerreira merece.

 

Pantera com as sequelas da doença; depois da cirurgia; no caminho de seu novo lar; e com sua família. (Foto: Reprodução / Instagram)

Pantera com as sequelas da doença; depois da cirurgia; no caminho de seu novo lar; e com sua família. (Foto: Reprodução / Instagram)