O trabalho de uma cachorra está ajudando soldados norte-americanos a lidar com o estresse pós-guerra.

 

Lexy ajuda soldados a superar estresse pós-guerra. (Foto: Reprodução / Daily Mail)

Lexy ajuda soldados a superar estresse pós-guerra. (Foto: Reprodução / Daily Mail)

 

Lexy, que tem 5 anos de idade e é da raça pastor alemão, passou por dois anos e meio de treinamento para se tornar uma cachorra de terapia. Ela trabalha na base militar de Fort Bragg, na Carolina do Norte.

Segundo o psiquiatra major Christine Rumayor, Lexy é uma companheira, um ótimo tema para iniciar a conversa e uma “ferramenta médica viva”, que acalma o paciente e deixa a terapia mais agradável.

Porém, ainda são poucas bases militares norte-americanas que utilizam a terapia com animais para diminuir o estresse pós-guerra.

A escolha de Lexy para cachorra de terapia foi inesperada. Rumayor colocou a cadela para outro tipo de treinamento quando ainda era filhote, quando percebeu que seu jeito não era para cão de guarda porque era mais calma.

Agora ela é Tenente-Coronel e se tornou a única cachorra de terapia de Fort Bragg, com direito a certificado.

E os soldados garantem que Lexy melhora a terapia. O sargento Dennis Swols, que passou por três serviços no Iraque e três no Afeganistão, fala sobre a cachorra:

 

Eu tenho dificuldade de falar com as pessoas sobre meus serviços e tudo mais. Mas com ela aqui, eu só faço carinho em Lexy. Ou eu só fico sentado e nós não falamos sobre os serviços, nós só falamos sobre a cachorra…meu dia fica sempre melhor toda vez que venho.

 

Os soldados adoram Lexy. (Foto: Reproduçção / Daily Mail)

Os soldados adoram Lexy. (Foto: Reproduçção / Daily Mail)

 

Fonte: Daily Mail