A presença de um cão pode ajudar os humanos nos mais diversos momentos e situações da vida, mesmo que as pessoas que estão recebendo essa ajuda não percebam.

Pensando nisso, um crematório de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, incluiu em seu quadro de funcionários o cão terapeuta Arthur.

O cão Arthur ajuda a dar um conforto para as pessoas que estão de luto. (Foto: Reprodução / G1 / NSC TV)

Arthur é um animal que foi encontrado abandonado na rua. O cachorrinho estava debilitado e bastante assustado. Ele foi adotado, recebeu cuidados e muito amor. Agora, mesmo tendo passado por momentos muito difíceis, o cãozinho está tão cheio de amor que está dividindo com outras pessoas.

O pequeno cachorrinho trabalha no crematório duas vezes na semana, ele tem como principal função ajudar a confortar e consolar pessoas que foram para os velórios que acontecem no local se despedir de algum amigo ou familiar.

O cão é treinado e fica na área comum do crematório. Ele só entra nas salas de velório quando é requisitado. Além disso, Arthur usa um fardamento e carrega pequenos cartões com mensagens que falam de amor e saudade.

O cão é treinado e só entra nas salas de velório quando é requisitado. (Foto: Reprodução / G1 / NSC TV)

De acordo com Christina Barrichelo, psicóloga e tutora do Arthur, fazer carinho e interagir com um animal em um momento de tanta tristeza quanto é o luto, ajuda a produzir serotonina e outros hormônios que vão, mesmo que apenas momentaneamente, diminuir aquela dor e trazer uma sensação de prazer.

“Quando você passa por um processo de luto, você fica tão dentro daquela dor, que não vê possibilidade nenhuma. Até o fato de um cão tão dócil quanto o Arthur passar ali pela frente, você mexer, passar a mão no cão, isso vai te gerando a questão da serotonina, de hormônios que vão por alguns segundos amenizando aquilo e vão desfocando você da dor, e vão dando uma sensação, mesmo que a pessoa não tenha consciência ali na hora, de prazer. Isso vai fazer com que a pessoa se fortaleça”, explica Christina.

Fonte: G1