A primeira coisa que nos vem a cabeça quando ouvimos um cachorrinho chorando é que ele provavelmente esteja em sofrimento. Sendo assim, esse som pode ser tão assustador e triste que imediatamente nos remete a um instinto de proteção.

Mas os pets, assim como nós, não choram apenas pela dor. Afinal, é através do choro eles esboçam um misto de emoções. Estas, que devemos aprender a detectar quais são para saber como agir.

Nos primeiros dias na casa nova, o fato do seu cãozinho chorar será algo natural, assim como instintivo.

O ato do choramingo não é nada que ele esteja fazendo de propósito ou que possa controlar, obviamente. Portanto, não há sentido em tentar puni-lo, por mais frustrado que você se sinta. Há maneiras muito melhores de evitar tal situação, com um pouco de paciência e algumas técnicas gentis.

O choro espontâneo é simplesmente uma resposta a uma forte necessidade emocional ou física, como exemplo:

  • Medo;
  • Dor;
  • Fome;
  • Ou bexiga cheia.

cuidar do cachorro

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o comportamento do cachorrinho chorando, especialmente à noite, é por medo de ficar sozinho.

Muitos filhotes recém-adquiridos provavelmente agirão dessa forma. Sendo assim, se essa for a causa, o choro pode ser cessado apenas fazendo-os se sentirem seguros.

Novos donos muitas vezes tentam acalmar o cachorro com guloseimas caseiras ou dando brinquedos. Embora isso possa funcionar no curto prazo, é melhor tentar coisas mais simples e mais eficazes, tal como explicaremos a seguir.

Cachorrinho chorando: qual seria o motivo real?

cachorro comendo fezes

A primeira coisa sobre a qual devemos ser muito claros são os motivos que normalmente levam um cão a chorar. Desta forma, é possível agir de uma forma mais adequada.

Entre as causas mais usuais, temos:

  • O cachorrinho chorando, em geral, está se sentindo desprotegido e solitário. Provavelmente é porque foi separado da mãe e seus irmãos. Sendo assim, o choro ocorrerá a noite, logo nos primeiros dias;
  • Quando o pet sofre de ansiedade, também é normal que o resmungo ocorra. Ou seja, ele tentará tal ação como forma de chamar atenção do dono para acompanha-lo e participar das suas brincadeiras;
  • Nesse ínterim, é também uma maneira de expressar dor, desconforto, sede ou fome;
  • Por fim, chorar é uma forma que alguns cãezinhos têm de manipular os humanos quando sabem que, quando chorarem, terão o que desejam.

Cachorrinho chorando: o que fazer?

Passar um tempo com seu pet

Petisco para adestramento

A maneira mais eficaz de aliviar o vazio deixado por causa da separação em cães é a presença de seu tutor. Simplesmente, passar o tempo com ele será mais eficaz que colocá-lo com outro animal. Por conseguinte, é melhor ainda do que brinquedos, e até pode–se dizer que será melhor do que dar comida.

Seu cachorrinho chorando precisa de você. Ele sempre irá buscar por seu tutor em todos os momentos. Mas, isso não significa que seja necessária a atenção 24 horas por dia. Pelo contrário, o pet precisa e tem que aprender a ficar sozinho, só que os primeiros dias são uma grande exceção.

Não deixe seu cachorrinho chorar à noite

Campanha para achar cachorros perdidos é lançada em caixas de pizzas

Cães são primitivamente animais que deveriam crescer e viver em bandos. Portanto, quando seu cachorrinho de estimação é separado de seu bando, é comum sentir-se solitário e desprotegido. Isso gera nele um sentimento de insegurança que deve ser adequadamente tratada por seu dono.

Uma vez que você queira que o pet pare de chorar nessas situações, é bom que sua caminha esteja à vista, não muito longe, de preferência dentro do seu quarto. Isso lhe dará segurança.

Onde ele dormir, é aconselhável que seja colocado pelo menos um bicho de pelúcia que pareça o corpo da mãe ou outro filhote. Certamente tal ação proporcionará calor e conforto.

Um bom truque é também colocar um relógio embaixo da coberta da sua cama. O barulho do tique-taque dos ponteiros irá parecer o batimento cardíaco de outro animal, o que, de certa forma, o acalmará.

O cachorrinho chorando também anda e geralmente fica inquieto em algum momento da noite. Contudo, ele se acalma depois de cerca de meia hora.

Todavia, antes de tudo, verifique se o pet precisa fazer suas necessidades. Em caso negativo, deixe-o dormir tranquilo.

Você deve ensinar o cão que ele agora é um membro de seu bando. Portanto, demonstre todo o seu amor e carinho. Desfrute com o pet pelo menos meia hora por dia de brincadeiras. Por certo, isso ajudará a evitar o tédio e fortalecer os laços.

Em poucos dias, seu filhote terá reajustado o conceito da casa, visto que ele sentirá que seu lar é um lugar onde pode se sentir seguro. Ele será feliz em sua própria cama e vai parar com o “chororô”.

Reduza o desconforto do cachorrinho

sintomas cálculo renal em cachorro

Como é sabido, ansiedade de separação e ansiedade geral são duas das razões pelas quais o pet chora. Em virtude de ficar em casa sozinho por longas horas a situação tende a piorar significativamente durante o tempo.

Isso pode se tornar um grande problema com os vizinhos e, logicamente, para o dono também. A fim de que o incômodo seja sanado com rapidez, a ação precisa ter eficácia.

À princípio, é muito importante ensinar o pet a se acalmar. Atividades físicas são ótimas para fazê-lo extravasar seus sentimentos, bem como “se cansar”.

Deixar o rádio ligado é uma estratégia que muitos usam com o propósito do animalzinho não se sentir tão solitário ao ficar só em casa. Sendo assim, ouvir vozes e música dará a impressão de que tem mais alguém por perto.

É interessante que o cachorro tenha vários brinquedos para se entreter. Caso contrário, dê adeus aos seus móveis e determinados objetos. Certamente eles se tornarão alvo de sua solidão e tédio.

Assim como, deixar por perto o brinquedo que ele adora apenas nos momentos em que ficar sozinho o ajudará a associar tal período a algo positivo. Dessa forma será possível reduzir drasticamente seu desconforto.

Não o deixe esperando para “ir ao banheiro”

consolar o cachorro

Se você ensinou seu cão a pedir para “ir ao banheiro”, fique atento com o tipo de choramingo. Talvez ele esteja “apertado” e seu resmungo não é em vão.

Atenda suas necessidades o mais rápido possível, a fim de evitar acidentes e um atraso significativo do seu treinamento. Ao passo que o choro incômodo irá cessar em pouquíssimo tempo.

Fique atento a dores

Se o seu cachorrinho chorando permanecer assim, inesperadamente, por grandes períodos, pode ser que esteja sentindo dor.

Comece a prestar atenção no seu comportamento, além disso, investigue sintomas físicos, levando-o ao veterinário assim que possível.

Quando o cachorrinho chorando vai parar?

cães sentem saudade

Se você deixar um cachorrinho chorando sozinho e não responder, por conseguinte, em um momento ou outro, ele parará de chorar.

Alguns podem não dar trabalho, outros, demorarão um ou dois dias para se adaptar. Entretanto, a maioria leva de três a quatro dias para completar o ajuste.

Uma vez que as necessidades mencionadas acima são cobertas, um grande passo já foi dado. Se você tem a certeza de que os gritos e latidos não são causados ​​por problemas de saúde, é mais uma questão de adaptação.

Ele não vai entender logo de cara o porquê de, de repente, não estar mais com a mãe. Portanto, é necessário fazer algo com o qual ele se sinta seguro, ou seja, cuidar do pet com amor e dedicação intensa.

Ademais, isso só é conseguido com paciência, tempo e reforço positivo. Normalmente levará pelo menos uma semana para o cão começar a sentir-se realmente confortável e quieto à noite.

Primordialmente, quando perceber seu cachorrinho chorando, dê carinho, atenção e mostre que ele faz parte desse novo lar.