Infelizmente, ainda continuamos a ver muitos casos de pessoas que dão seus animais quando precisam se mudar de residência ou com a desculpa de que o cachorro ficou maior do que lhe tinham dito.

Porém, pior do que isso é quando os tutores decidem se mudar e simplesmente abonam seus animais por conta de uma mudança de endereço e nem se importam em buscar um novo lar para eles ou, pelo menos, um abrigo que possa ajudar.

Cachorro deixado no quintal sem comida e água e foi encontrado extremamente debilitado. (Foto: Reprodução / Correio do Estado / Polícia Militar Ambiental (PMA)

E foi exatamente isso o que aconteceu com um cãozinho que costumava viver com sua família no Bairro Jardim São Conrado, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Graças a um aviso dos vizinhos, que informaram que uma família tinha se mudado e deixado o cachorro, sem raça definida, sozinho no quintal da casa por dias sem nenhum tipo de cuidado, inclusive sem receber água e comida, uma funcionária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) entrou em contato com a equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) para que o animal, que estava extremamente debilitado, pudesse ser resgatado e retirado do local.

De acordo com informações, a ex-tutora do cão foi encontrada e conduzida para a Delegacia de Polícia Civil. A responsável pelo abandono, uma mulher de 26 anos, recebeu uma multa no valor de R$ 3 mil e vai responder pelo crime ambiental de maus-tratos a animais, podendo pegar de três meses a um ano de detenção.

Fonte: Correio do Estado