Barney é um cachorro da raça Labrador que nasceu um pouco diferente. Ele tem nanismo e por conta disso foi entregue pelos próprios tutores para o Home Dog Rescue, grupo de voluntários que ajuda a salvar vidas de animais abandonados no Reino Unido.

Porém, a condição do cãozinho parece não afetar em nada em como ele vive e se diverte, aliás, segundo Dave Sutton, diretor do centro de resgate, o cãozinho nem parece perceber que é diferente.

A condição do cachorro não tirou sua alegria. (Foto: Reprodução / Daily Post Wales)

Hoje com cinco anos, Barney, como o cachorro é chamado, é um cachorro lindo, muito alegre e que adora correr e brincar de pegar a bolinha.

“Barney não sabe que ele é diferente de outros cães. Ninguém nunca disse que ele é um anão – ele não parece perceber que ele é diferente. Ele é um dos cães mais felizes que já tivemos. Ele é uma alegria absoluta”, afirma Dave Sutton.

A maioria dos cães anões sofre de uma condição chamada osteocondrodisplasia (TOC), uma anormalidade no crescimento do osso e da cartilagem que, dependendo da gravidade, pode causar desconforto e dor nas articulações.

Por conta disso, o animal não pode se esforçar demais. “Só podemos levá-lo em caminhadas curtas, já que ele se cansa mais rápido, o que não é ajudado pelo fato de ele ter 38 kg quando ele deveria ter 28 kg. Mas nós o mantemos em uma dieta leve e um programa de exercícios para ajudar”, explica Dave.

Apesar de não poder fazer caminhadas longas, o cãozinho anão adora correr e brincar. (Foto: Reprodução / Daily Post Wales)

Além da dor que ele pode sentir, o outro único ponto negativo é a vida ainda mais curta que animais com essas condições costumam ter. “Os veterinários nos disseram que ele provavelmente só tem mais um ano a 18 meses, principalmente devido aos problemas com as pernas, que são torcidas para fora, então nós teremos que considerar sua qualidade de vida no futuro”, contou o diretor do centro de resgate.

Esse mês, fevereiro, o cãozinho teve uma boa notícia que o deixou ainda mais feliz, ele foi encaminhado para um lar temporário, onde receberá ainda mais cuidados e terá um final de vida como ele merece.

Fonte: Daily Post