Todo mundo sabe que chocolate faz mal para cachorro. Esta é uma guloseima feita para seres humanos que, se ingeridas pelos nossos cães, problemas sérios de saúde podem ocorrer. Entretanto, é importante entender que se o cachorro comeu chocolate, algumas medidas instantâneas podem ser tomadas por você para que o pior não aconteça. Acompanhe.

Cachorro comeu chocolate: o que fazer?

Se o cachorro comeu chocolate, certamente é um indicativo de que ele irá passar mal nas próximas horas ou minutos. Dependendo da raça, as reações podem ser até instantâneas. E, em outras, pode sequer se manifestar. Pode acontecer do animal encontrar um pedaço no lixo ou em algum armário aberto e, por curiosidade, mastigar e engolir.

Desta forma, o melhor que você pode fazer assim que descobrir o que aconteceu, é levar o animal ao veterinário. A ajuda de um profissional especializado é altamente recomendável nestes casos, visto que alguns métodos devem ser seguidos. No entanto, veja o que você pode fazer em casa quando ver que o seu cão comeu chocolate.

Cachorro comeu chocolate: o que fazer?

Identificar os sintomas

Se o cachorro comeu chocolate, os sintomas são os mais clássicos possíveis. Caso você não tenha visto o que aconteceu e o cachorro começou a apresentar os sintomas abaixo, saiba que a ingestão do chocolate pode ter sido a causa provável:

  • Cão inquieto;
  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Muita sede (consumo de água exagerado);
  • O coração batendo de forma acelerada;
  • Urina descontrolada e exagerada;
  • Tremores pelo corpo;
  • Contrações musculares pelo corpo;

Caso algum destes sintomas seja detectado no animal, é sinal de que ele pode estar com alguma intoxicação alimentar causada por chocolate. Caso você não tenha presenciado a ingestão do alimento, o que você pode fazer é tentar identificar através dos sinais. Assim sendo, é recomendável que você não espere muito tempo. Se desconfiar do ocorrido (geralmente eles deixam pistas), leve o seu cachorro ao veterinário imediatamente.

Cachorro comeu chocolate: o que fazer?

Presenciar a ingestão de chocolate

Se você presenciar o seu cachorro comendo chocolate, o que você pode fazer na hora é tentar tirar da boca dele o máximo que conseguir. Entretanto, é importante tomar cuidado, pois se ele for um cão agressivo, poderá morder você caso tente remover o que ele está comendo.

Depois de tentar remover, leve o cão para uma área aberta e tente identificar a quantidade que ele ingeriu. Após isso, a ida ao veterinário é indispensável. O procedimento mais básico a ser seguido, é fazer com que o cão vomite o que comeu. Entretanto, isto só deve ser feito por pessoas com conhecimento técnico e profissional.

É importante você levar o máximo de informações possíveis ao veterinário, como a quantidade ingerida e a hora do acontecimento. Isto ajudará muito no tratamento mais adequado para o caso.

Cachorro comeu chocolate: o que fazer?

Tome os cuidados devidos para evitar acidentes

Se o seu cachorro comeu chocolate, muitas vezes pode ter sido por um descuido ou acidente. Desta forma, é importante entender que o melhor remédio é sempre a prevenção. Ou seja, cuidado onde você deixa suas guloseimas para que não fique acessível. Mantenha sempre guardado de forma segura e, quando for descartar, certifique-se de estar bem fechado.