Se você ver um cachorro lambendo a boca, você pode pensar que ele está simplesmente comendo ou babando em alguma coisa. Mas e se não houver comida por perto? O que significa lamber a boca então?

Lamber a boca é um tipo de comunicação do cão. Um cachorro que lambe a boca está usando a linguagem corporal para que você saiba como ele está se sentindo.

Por que o cachorro lambe a boca?

lambendo a boca

Se você perceber que um cachorro está lambendo a boca quando não há comida, provavelmente ele está tentando mandar uma mensagem.

Os cães que estão lambendo a boca se sentem estressados ​​ou desconfortáveis ​​com algo acontecendo ao redor deles.

Cães lambem a boca para acalmar uma pessoa ou animal que eles percebem como uma ameaça. Assim eles afastam a agressão. Ou seja, esse é um gesto de apaziguamento.

Esta é a maneira do cão de dizer que ele não é uma ameaça para a pessoa ou animal se comportando de maneira agressiva.

Às vezes, os cães exibem gestos de apaziguamento, como lamber a boca e bocejar quando estão frustrados ou confusos.

Muitos proprietários percebem isso durante as sessões de treinamento. Geralmente quando seus cães estão tendo problemas para entender o que está sendo ensinado.

Outra importante razão possível para o cão lamber muito a boca pode ser um problema relacionado à saúde.

Aproveite e confira também o nosso artigo sobre os cães que possuem compulsão por lambedura.

O que fazer se seu cão está lambendo a boca

lambendo a boca

Enquanto lamber a boca é geralmente considerado um gesto submisso destinado a prevenir a agressão de escalada, ainda é muitas vezes um sinal de que um cão está estressado e desconfortável com uma situação.

Esse gesto de apaziguamento pode ser a primeira tentativa de um cão de impedir o  comportamento agressivo.

No entanto, isso não significa que o cão não fique na defensiva se o comportamento agressivo continuar. Então, se você ver um cachorro lambendo a boca, recue. Isso permitirá que ele tenha algum espaço para ficar mais confortável. Ao mesmo tempo, pode salvá-lo de uma mordida em potencial de um cão que sente a necessidade de se defender.

lambendo a boca

Se o seu cão está lambendo a boca no veterinário ou em outro lugar que o deixa nervoso, tente redirecioná-lo de uma maneira positiva. Você pode pedir a ele para fazer um truque e depois recompensá-lo por obedecer. Evite confortar seu cão quando ele estiver desconfortável, pois isso só reforça seu medo ou ansiedade.

Se seu cão estiver lambendo a boca durante uma sessão de treinamento, provavelmente é melhor encontrar uma maneira de terminar rapidamente.

Se você costuma achar seu cão exibindo um comportamento de lamber a boca quando não há uma ameaça clara e nenhum alimento ao redor, você deve investigar mais. Talvez haja algo no ambiente do seu cão que o esteja incomodando. Lembre-se que pode até haver um problema de saúde, como náuseas ou desconforto oral. Em caso de dúvida, leve o seu cão ao veterinário para um check-up.