A United Airlines, companhia aérea americana que é líder em número de mortes de animais, além de lesões e perda de animais, adicionou a morte de mais um cãozinho durante um voo em sua lista. Segundo dados do Departamento de Transportes (DOT) dos Estados Unidos, só no ano de 2017, 18 animais morreram enquanto estavam sob os cuidados da United.

O novo caso, que foi classificado pela própria United Airlines como “um acidente trágico”, aconteceu durante um voo da companhia aérea que saiu de Houston seguindo para Nova York, nos Estados Unidos, tendo cerca de 3 horas e meia de duração.

De acordo com informações, o cãozinho Kokito, um pequeno Bulldog Francês de apenas 10 meses de idade, estava viajando com sua família dentro da cabine de passageiros. O animal estava sendo levado dentro de uma caixa de transporte, como pedem as regras da companhia aérea.

A caixa de trsporte com o pet seria colocada no espaço debaixo das poltronas, onde existe ventilação para o animal. Porém, uma das comissárias de bordo do voo pediu para que a tutora, Catalina Robledo, colocasse o cachorro no compartimento de malas de mão, que fica sobre as poltronas.

Pequeno cãozinho não resistiu à viagem no compartimento das bagagens de mão. (Foto: Reprodução / The New York Times / Instagram)

Em uma entrevista para a rede de televisão Telemundo, a tutora contou que avisou aos funcionários da companhia aérea que o cão ficaria em perigo se fosse colocado no compartimento, pois o espaço é completamente fechado e sem circulação de ar.

Ao final da viagem, quando retirou a caixa de transporte do cão de dentro do compartimento de malas de mão, o pequeno Kokito já estava morto.

Segundo informações divulgadas por Maggie Schmerin, uma porta-voz da United Airlines, a comissária de bordo que colocou a caixa de transporte do cão no compartimento das bagagens de mão não sabia que o animal estava lá dentro.

Porém, tanto a tutora quanto uma passageira que estava próxima afirmaram que o cão estava latindo antes da decolagem. “Ele estava latindo, como ela poderia não saber?”, disse Catalina Robledo.

“Como afirmamos, assumimos toda a responsabilidade e sentimos profundamente este trágico acidente. Nós permanecemos em contato com a família para expressar nossas condolências e oferecer suporte.”, disse Maggie Schmerin, porta-voz da United Airlines.

United Airlines assumiu a responsabilidade e classificou o caso como “um acidente trágico”. (Foto: Reprodução / Robert Alexander / Getty Images)

Charlie Hobart, outro porta-voz da companhia aérea, informou que está sendo feita uma investigação minuciosa sobre o ocorrido “para evitar que isso aconteça novamente”.

A PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), grupo dedicado aos direitos animais, se pronunciou sobre o caso e emitiu um comunicado pedindo que a comissária de bordo seja responsabilizada e acusada de crueldade animal na “terrível morte” do cachorro.

Fonte: CNN / The New York Times