Os benefícios do óleo de salmão para cães e do óleo de fígado de bacalhau, entre outros, estão se tornando mais conhecidos. Mas o cachorro pode comer peixe? Que tipos de peixe são bons para cães? Bacalhau e sardinha são bons para cães? Posso dar ostras para um cachorro? Como dar a eles? Devem ser cozidos ou, pelo contrário, podem ser comidos crus?

Sem dúvida, essas são apenas algumas das dúvidas que nos atormentam quando decidimos embarcar em comida caseira para cães.

No entanto, saiba que não é recomendável misturar alimentos industriais com alimentos naturais no mesmo prato. Sendo assim, é necessário oferecê-los separadamente e em momentos diferentes da refeição.

Isso se deve ao fato de que esses produtos seguem processos digestivos completamente diferentes. Portanto, alimentar o cão com ambos os alimentos ao mesmo tempo pode desenvolver sérios problemas de saúde, como torção gástrica.

Se você deseja respostas para todas as suas perguntas, leia e descubra no Portal do Dog. O cachorro pode comer peixe?

O cachorro pode comer peixe?

De fato, o peixe é bom para os cães. E, apesar das crenças populares sobre o consumo desse produto, os cães geralmente não apresentam sinais de intoxicação, com exceção dos cães com alergia aos peixes!

Assim, podemos oferecer aos nossos cães qualquer tipo de peixe. Isso porque cada um oferece benefícios diferentes e propriedades interessantes para o bom desenvolvimento de cães, como bacalhau, salmão ou sardinha.

cachorro pode comer peixe

Foto: Freepik

No entanto, sabendo que os peixes gordurosos contêm uma ingestão calórica mais alta que os peixes brancos, se, por exemplo, seu cão precisar perder peso, é muito mais recomendável optar por peixes brancos em vez de peixes oleosos.

Além disso, essa ingestão calórica mais alta também se traduz em uma porcentagem maior de ácidos graxos ômega-3, tornando os peixes gordurosos mais adequados para melhorar os pelos de cães, proteger o sistema imunológico e impedir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Como os cães são animais carnívoros, nos quais a ingestão de proteínas deve ocupar a maior porcentagem de sua dieta total, recomenda-se o consumo de carne e peixe.

O importante quando decidimos nos aventurar no desenvolvimento de uma dieta caseira para nossos animais é cobrir todas as suas necessidades nutricionais. Então é importante manter um equilíbrio adequado entre fósforo e cálcio e trabalhar com produtos de qualidade.

Agora, embora todos os peixes sejam bons para cães, é verdade que alguns deles se distinguem dos outros pelos benefícios que oferecem aos nossos cães. Assim, os peixes mais recomendados para cães são:

  • salmão
  • atum
  • sardinhas
  • merluza

Benefícios do peixe para o cachorro

Como vimos, o peixe branco e o oleoso têm grandes benefícios para o cão, por isso é mais do que aconselhável incluí-lo em sua dieta. Mas quais são exatamente esses benefícios?

Sem dúvida, o primeiro deles, comum nos dois tipos de peixes, é o alto consumo de proteínas.

cachorro pode comer peixe

Foto: Freepik

Como já dissemos, os cães são carnívoros por natureza e precisam de proteína animal para se manterem saudáveis ​​e fortes. Isso porque sem eles, seu corpo não poderia produzir as enzimas, hormônios, tecidos e células necessários ao seu bom funcionamento.

Em relação ao restante das propriedades de peixes para cães, detalharemos de acordo com o tipo de peixe:

Benefícios do peixe branco para o cachorro (bacalhau, pescada, pollock)

O peixe branco, distingue-se do peixe oleoso, principalmente pela porcentagem de gordura e, portanto, de ácidos graxos em sua composição, muito mais baixa para o peixe branco.

Em geral, 100 gramas de peixe branco fornecem cerca de 110 kcal, por isso é muito benéfico para cães com sobrepeso ou obesos, que precisam de uma dieta especial para perder peso.

Da mesma forma, o peixe branco também é um produto recomendado para cães mais velhos, tanto por seu teor de proteínas quanto por sua baixa ingestão calórica e outros benefícios mencionados abaixo.

cachorro pode comer peixe

Foto: Freepik

O peixe branco também é uma excelente fonte natural de vitaminas B. Sendo as vitaminas B3, B9 e B12 as mais importantes e vitamina A.

Além disso, fornece aos cães uma quantidade considerável de minerais essenciais para o seu desenvolvimento adequado, como cálcio e fósforo, mencionado acima.

Como indicamos, manter o equilíbrio entre esses minerais é essencial para evitar a deficiência de um deles, porque se o corpo do cão detectar que, por exemplo, ele precisa de mais cálcio, ele tenderá a extraí-lo de seus próprios ossos, algo totalmente contraproducente e perigoso para a saúde do cão.

Assim, ao oferecer esse alimento ao nosso cão, não apenas evitamos essa situação, mas também promovemos seu sistema ósseo e ajudamos a impedir o desenvolvimento de doenças relacionadas como osteoporose, artrite ou osteoartrite.

Benefícios do peixe oleoso para cães (sardinha, salmão, atum)

Os peixes oleosos, diferentemente dos peixes brancos, têm um alto teor de gordura. No entanto, as gorduras encontradas neste tipo de peixe são ácidos graxos ômega 3.

Assim, vemos que esses peixes representam uma das melhores fontes naturais de ômega 3, uma substância muito benéfica para os cães. Esses ácidos graxos melhoram a saúde dos pelos do animal, aumentam seu brilho, aumentam sua suavidade e restauram a vitalidade de seu pelo.

cachorro pode comer peixe

Foto: Freepik

Da mesma forma, o ômega 3 têm a capacidade de proteger o animal contra possíveis doenças cardiovasculares que podem se desenvolver porque reduzem significativamente a formação de placas nos vasos sanguíneos.

Por outro lado, também possui importantes propriedades anti-inflamatórias, indicadas para cães com dor nas articulações, como a artrite canina.

Além de seu conteúdo de ômega 3, o peixe oleoso é bom para os cães pela variedade de vitaminas que o compõem. Sendo as vitaminas mais importantes D, A, B12, B3, B2 e B1.

O ideal é oferecer salmão, porque é o peixe oleoso que mais favorece a saúde dos cães, mas sardinha e atum também são recomendados.

Cachorro pode comer peixe? Deve ser peixe cru ou cozido?

Agora que você sabe que o cachorro pode comer peixe e quais são os benefícios, é hora de falar sobre as diferentes maneiras pelas quais você pode oferecer este produto e incluí-lo na dieta diária do cão.

Nesse sentido, o ideal e o mais aconselhável é cozinhar o peixe com antecedência e remover todas as bordas, pois dessa forma conseguimos eliminar todos os tipos de bactérias. Para fazer isso, é melhor ferver ou grelhar o peixe, nunca frito ou empanado.

cachorro pode comer peixe

Foto: Freepik

No entanto, para preservar todas as suas propriedades intactas, é necessário cozinhar o peixe a uma temperatura baixa, sem exceder 70 graus, e deixá-lo semi-cozido, para que fique selado por fora e levemente cru por dentro.

Depois que o peixe estiver cozido, espere esfriar antes de desintegrar e servir com um jato de azeite.

Você também pode oferecer atum enlatado orgânico (sem sal, sem agentes químicos e sem gordura) de tempos em tempos.

Por outro lado, também podemos oferecer, de tempos em tempos, versões de conservas de peixe, sempre naturais ou com azeite. Atum em conserva é um exemplo.

Cachorro pode comer peixe? Quanto peixe devo dar ao meu cachorro?

Existe controvérsia quanto à quantidade exata de proteína que um cão deve consumir por dia. Pois alguns profissionais dizem que ela deve estar em torno de 80%, enquanto outros sugerem que o ideal é 70%.

Recomendamos que você tente as duas porcentagens e determine por si mesmo o que é melhor para o seu cão. De qualquer forma, os 30 ou 20% restantes devem ser ocupados com frutas e verduras recomendadas para cães, e até cereais. Isso uma vez por semana.

Mas não é aconselhável dar peixe ao cão todos os dias, lembre-se de que comer carne, como frango ou peru, é essencial para manter sua saúde em perfeitas condições, exceto para cães alérgicos a certos tipos de carnes.

Sendo assim, você pode reservar dois dias por semana, por exemplo, para a preparação de receitas com peixe.

Posso misturar o peixe com outros alimentos?

cachorro pode comer peixe

Foto: Freepik

Claro, desde que você mantenha as proporções indicadas. Dessa forma, você pode combinar o peixe com pedaços de legumes cozidos, como cenoura ou abóbora, ou com um pouco de arroz cozido.

Mas se você está se perguntando se pode misturar peixe com ração de cachorro, a resposta é NÃO.

Como já mencionamos, os alimentos naturais e os chamados alimentos industriais requerem diferentes processos digestivos e tempo. Portanto, oferecê-los ao mesmo tempo pode causar sérios problemas de saúde e danificar o sistema digestivo do animal.

Posso dar ostras para um cachorro?

E frutos do mar? Posso dar ostras para um cachorro? Os frutos do mar não são basicamente tóxicos para o cão. Mas tenha cuidado, pois a maioria dos cães é alérgico ou intolerante a frutos do mar e ostras. Por isso, ostras não são recomendadas para cães.