Se está em seus planos ter um cachorro poodle na família, saiba que escolheu um excelente companheiro! Eles são carinhosos e apegados a seus tutores sempre buscando a maior proximidade possível. Apesar de bem animados, não é uma raça agitada, além de possuir alta expectativa de vida por serem muito saudáveis.

Apesar de viverem, em média, 18 anos, há relatos de um Poodle que morava no Alabama, Estados Unidos, que viveu incríveis 27 anos.

Além disso, a raça pode ser uma excelente escolha para quem tem gatos. De maneira geral, apesar de perseguirem os gatos como forma de brincadeira, convivem muito bem com os pequenos felinos. Ou seja, eles não costumam ver os gatos como presa, mas sim como amigos.

O cachorro poodle possui inúmeras peculiaridades, porém um dos principais reconhecimentos é sua inteligência, onde a raça está em segundo lugar do ranking, segundo aponta o especialista americano Dr°Stanley Coren, juntamente a juízes peritos em provas de obediência. O Poodle fica atrás somente da raça Border Collie.

Todos estes fatores acabaram fazendo com que a raça seja uma das mais famosas do Brasil e do mundo. Eles possuem um ótimo temperamento, mostrando-se muito afetuosos e sempre brincalhões.

O cachorro poodle adora gastar sua energia se divertindo com seu tutor, sendo assim, como excelentes nadadores, tal atividade pode ser uma ótima escolha para ajudar a gastar a sua energia. No entanto, após a prática do nado certifique-se de dar um banho com água corrente e doce, para evitar que o cloro ou o sal irritem a pelagem.

Origem do cachorro poodle

poodle

Primeiramente, com relação à origem da raça, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, junto a outros pesquisadores, apontam a França como o país de origem da raça, onde é conhecido como “caniche” (cão caçador de aves aquáticas). Em contrapartida, a Alemanha alega ser o país de origem da raça, onde é conhecido como “Pudel” (cão da água).

O cachorro da raça Barbet, originário da África do Norte, que se popularizou na Europa, é um dos que deram origem ao Poodle.

Em primeiro lugar, independente do país de origem, o Poodle é uma raça antiga. Há evidencias de pinturas e esculturas do cachorro há mais de 400 anos. Porém, o primeiro Poodle registrado surgiu em meados de 1874, através do Kennel Club of England. Já em 1887, o registro foi do American Kennel Club. Contudo, somente em meados de 1936, a Federação Cinológica internacional (FCI), reconheceu a raça.

Portes do cachorro poodle

O poodle pode ser encontrado basicamente em 4 portes diferentes, sendo eles:

  • Poodle Anão: Este porte é o mais difícil de ser encontrado.Ele se assemelhe à um pequeno ursinho de pelúcia. Sua Altura fica entre 25 e 28 centímetros, e seu peso ideal é algo entre 2 e 4 kg.
  • Poodle Toy: Mais popular, mas também não é muito fácil de ser encontrado. Com até 28 cm de altura e aproximadamente 4,5 kg,
  • Poodle médio: É a variação mais fácil de encontrar e, apesar de ser o segundo maior dessas variações, ainda é pequeno. Sua altura fica entre 35 e 45 cm.
  • Poodle standard (Gigante): Por fim, este porte muito popular em competições caninas, é bastante elegante. Apesar de ser um animal muito bonito, é difícil de ser encontrado. Tem altura entre 45 e 60 cm.

Cuidado com os pelos do cachorro poodle

Poodle

Provavelmente, a principal característica física do cachorro poodle é a pelagem. Fina, densa e encaracolada, consequentemente acaba formando nós, devendo ter escovação diária ou pelo menos a cada dois dias.

Assim como humanos, a pelagem dos Poodles não possuem limite de crescimento, diferentemente de outras raças em que os pelos possuem um limite de crescimento. Sendo assim, seus pelos devem ser constantemente aparados. Caso você escolha essa raça, saiba que deverá despender tempo e dinheiro para o cuidado da pelagem do animal.

A pelagem do cachorro Poodle filhote, diferentemente de outras raças, se mantém da mesma cor quando chega a fase adulta, assim como outras características mantidas como facilidade em ser adestrado e perfil brincalhão.

Acima de tudo, cor do cachorro Poodle sempre é uniforme e pode ser: preto, branco, marrom, cinza e abricó e fulvo avermelhado. Jamais devem ser malhados.

8 fatos e curiosidades incomuns do cachorro poodle

1- Carência

nomes de cachorro

O poodle, de maneira geral é um cão muito carente. Quando ele quer pedir carinho, costuma empurrar a mão das pessoas com seu focinho, ou até mesmo dar algumas patadinhas e raspadinhas com a unha para chamar a atenção, por exemplo. Por ser extremamente manhoso, ele costuma resmungar quando percebe que não está tendo atenção. Ele pode até mesmo latir caso não seja afagado;

2- Pode se comportar mal quando chateado

Justamente pelo fato de ser um animal carente, o poodle também pode se magoar facilmente. Sendo assim, pode apresentar alguns comportamentos incomuns como forma de protestar. Ele pode, por exemplo urinar ou destruir as coisas de seu dono. Portanto, sempre fique atento aos sinais de que o animal está chateado;

3- Ele também sabe ceder

Em contrapartida, se o animal se virar com a barriguinha para cima enquanto você estiver brigando com ele, pode ser um sinal de que ele está se entregando e cedendo à discussão. Tal comportamento também pode ser observado durante a brincadeira, como uma maneira de demonstrar submissão ao dono e, pedir carinho.

4- Sua pelagem pode ser encordoada

Apesar de geralmente apresentar pelos enrolados, e serem mais conhecidos desta forma, a pelagem destes cães também pode ser encordoada. Desta forma fica mais parecida com a pelagem típica de raças como Komondor e Puli. Apesar de se desenvolver de maneira natural, é necessário muito tempo e muita paciência do proprietário para que o cão fique com a aparência semelhante à um esfregão.

5- Sua tosa tem história

poodle_cachorro

A história dessa raça é muito longa e cheia de mitos. Até mesmo a tosa desses animais, por exemplo, pode ser fruto de histórias. Existem relatos alemães de que a tosa “leão”, ou seja, com juba, serviria para afugentar lobos que invadiam os rebanhos de ovelhas. Em contrapartida, na França os animais eram tosados de forma que a natação com finalidade de caça fosse facilitada. Sendo assim, apenas as áreas que necessitavam de maior proteção eram deixadas.

6- Cachorros Poodle já foram usados em apresentações

Durante sua existência, essa raça já foi muito utilizada em apresentações, como em circos, por exemplo. Além disso, eles ficaram famosos também por serem utilizados em apresentações de dança realizadas em festas da aristocracia europeia por volta do século XVI. Inclusive, existe uma sinfonia de Beethoven, que era tutor de um poodle, chamada “Elegia à Morte de um Poodle”.

7- Foi a raça escolhida por muitos famosos

puppy poodle

A raça se tornou extremamente popular em todo o mundo, caindo nas graças de muitas celebridades. Sendo assim, se tornou a escolha de vários famosos como Elvis Presley, Walt Disney, Chopin, Rihanna, entre outros. A raça se tornou muito popular no Brasil a partir da década de 90, perdendo em número de animais apenas para os cães sem raça definida.

8- São usados para encontrar trufas

poodle

Em vários locais, principalmente na Europa, os poodles são utilizados na busca de trufas, um alimento de alto valor comercial.

Portanto, pode-se perceber que o cachorro poodle pode ser um excelente animal de estimação. Ele se adapta às diferentes situações, sendo adequado à casas com crianças, outros cães e até mesmo gatos.

Além disso, esses cães se mostram na maioria das vezes muito dóceis e carentes. Portanto, se você decidir por ter um poodle, prepare-se para dar e receber muito carinho!