Um cachorro possessivo muitas vezes é resultado de nada mais nada menos do que a própria criação. Ou seja, a forma como você, tutor, cuida dele. É claro que também há questões relacionadas a própria raça e manifestações de instinto. Entretanto, para você saber exatamente como contornar ou amenizar o problema, fizemos o texto de hoje para te ajudar. Acompanhe.

Cachorro possessivo – O que significa isto?

Antes mesmo de conseguirmos entender o que um cachorro possessivo representa para o lar, precisamos entender o que de fato este termo significa. Há pessoas que convivem há anos com seu cão de estimação e nunca notou o problema, mesmo ele estando presente. E neste caso, muitas vezes a mudança do hábito ou rotina pode ser muito dificultoso.

O comportamento do cachorro é um assunto de muita abrangência. E a necessidade da posse está relacionada também ao estilo de vida e atividades do dia a dia. Por exemplo, um cachorro possessivo pode latir ou começar a rosnar por situações simples, como mexer na comida ou brinquedos dele. E com o tempo, isto só vai piorando.

Além disso, caso alguém “ouse” conversar com você (tutor) ou mesmo interagir de alguma forma, um cachorro possessivo pode entrar em estado de agressividade profunda, o que é muito negativo! E isto é resultado de ansiedade, costumes errados, educação limitada ou falta de treinamento, etc.

Para te ajudar, separamos uma lista com algumas dicas importantes que você pode aplicar ainda hoje. Veja.

cachorro possessivo

Foto: Freepik

Evite mimar o seu cão em excesso

Quando recém adotamos um cachorro para morar com a gente, é normal considerarmos uma série de atitudes como normais. E nisto se enquadra a questão dos mimos. Principalmente quando o animal é filhote, nós queremos proporcionar tudo que é tipo de conforto e bem-estar para o cão. Nossa vontade de protegê-lo e dar “colo” é enorme.

E não está errado. Afinal, cães são movidos a este tipo de sentimento. No entanto, é preciso ter um equilíbrio pleno quanto a isso. É muito importante que você consiga administrar a situação para que não mime o cachorro em excesso. Afinal, isto pode deixar o cachorro ansioso e estressado ao mesmo tempo. Pois quando ele não tiver aquilo que ele quer, ele irá chorar, latir ou rosnar.

E nestas ações, consequentemente teremos um cachorro possessivo. Pois se tudo que ele quer, você der, no médio e longo prazo dificilmente ele irá “largar o osso” e ceder em alguma situação. O que é muito negativo para você e, obviamente, para o animal.

cachorro possessivo

Foto: Freepik

Não faça brincadeiras que o deixem estressado

Se tem uma coisa que o cachorro odeia, é que brinquem ou “tirem sarro” dele de alguma forma. Ou seja, fazer brincadeiras que deixam o animal estressado precisa ser completamente evitado. Um cachorro possessivo pode ser reflexo também de suas atitudes com relação a este tipo de atividade.

Além de que isto deixará o animal completamente estressado, o que é péssimo também para outras situações da vida. Por exemplo, se o seu cachorro não gosta que você chegue perto de algum brinquedo ou do pote de ração, não o faça. Além disso, brincadeiras como corridas ou e jogar a bolinha devem ser feitas de uma forma que o cão sinta-se bem. Nunca corra atrás dele ou simule que irá encurralar. Isto é muito negativo!

cachorro possessivo

Foto: Freepik

Outros animais podem fazê-lo ser um cachorro possessivo ainda mais violento

Se o seu cachorro tem medo de outros cachorros ou mesmo apresenta comportamentos agressivos, como latidos ou rosnas, saiba que este pode ser um indício da necessidade de posse dele. Os cachorros tem, por instinto, defender aquilo que é deles. Seja comida, seja a casa, seja o dono. De alguma forma, instintivamente, o animal irá buscar a proteção.

No entanto, isto não significa dizer que você deve colocá-lo nestas situações propositalmente. Se o seu cão não se dá bem com outros cães, pra que estimular o contato? Ou então, se o cão passa o dia latindo ou rosnando para animais na rua, qual o motivo de deixá-lo ter este contato? Pense nestas situações como prioritárias na busca pela “cura” do seu cachorro possessivo.

É claro que não há uma receita mágica. Mas certamente estas atitudes de prevalecer o bem-estar e saúde mental deles irá ajudar muito.

estresse

Foto: Freepik

Um adestramento pode ser uma ótima ideia

E por último, talvez a dica mais importante: um adestramento de cachorro é praticamente obrigação para garantir dias melhores para os eu anima de estimação. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o adestramento não é sinônimo de “maus tratos” durante a jornada ou atividade apenas de pessoas ricas. Pelo contrário! É uma forma de estimular o cão para atitudes melhores.

Em um adestramento, o cão irá aprender comportamentos que o tornarão muito menos agressivos e possessivos. Além de que eles aprenderão a não se sentir ansiosos pela sua chagada ou agitados quando notarem um cachorro na rua. Tudo faz parte de um bom preparo e deve ser pensado para a felicidade dele. Boa sorte!