Cachorro surdo aprende comandos através de linguagem de sinais.

 

Quem conheceu Horus antes de ser adotado, provavelmente não o reconheceria hoje, tamanha a mudança.

Horus teve uma vida muito difícil, sendo maltratado pelos seus antigos donos, viciados em heroína. Após tantos percalços, não obedecia ninguém e não conseguia ficar mais de um ano em uma casa. O fato dele ser surdo em adição ao comportamento difícil fizeram com que ele ficasse 18 meses em abrigos. Até o dia que a entusiasta em linguagem dos sinais, Rosie Gibbs, resolveu dar uma chance para Horus.

E ele não poderia estar em melhores mãos. Rosie ajuda a Deaf Dog Network, uma rede online de apoio à donos de cães surdos.

Agora com 5 anos, Horus atingiu seu potencial máximo, sendo um cachorro feliz e saudável. Usando apenas a linguagem dos sinais, Horus hoje sabe mais de 50 comandos, incluindo “Senta” e “Atenção”. Ganhou medalhas de bronze, prata e ouro do Kennel Club Good Citizen.

Rosie Gibbs declarou ao Daily Mail:

 

As pessoas pensam que cachorros surdos são diferentes e estúpidos ou que não podem ser treinados, mas Horus é uma prova que eles podem. Eu passei um tempo ajudando crianças surdas e aprendi um pouco de Makaton, então quando eu peguei o Horus, comecei a usar com ele. Horus sabe 50 comandos, e as vezes me falta sinais para ensiná-lo mais coisas.

Ninguém queria pegá-lo por causa do seu comportamento. Ele costumava ficar agressivo perto de outros cachorros e pessoas, mas uma vez que passamos essa fase e começamos a nos comunicar, ele se tornou um pet perfeito. Ele pegou os sinais muito rápido, e aprendeu entre 10 e 15 nas duas primeiras semanas.

Um cachorro surdo, obviamente, não consegue escutá-lo, então você não consegue chamá-lo. Por isso eu o treinei para checar comigo a cada 20 segundos.

Eu usei comida no começo, e no espaço de alguns segundos, eu dava um pouquinho. Com o tempo ele criou o hábito de vir checar sempre se eu tinha algo.

Cachorros surdos são ótimos pets. Por mais que não possam escutar, os outros sentidos são mais fortes para compensar. Ele pode me dizer quem está do outro lado da cerca do meu jardim, pelo cheiro e pelo formato da sombra. Se eu entro em um quarto, ele nota que a luz está acesa e se vira para ver quem é.

Ele teve um começo difícil, mas hoje é um cachorro perfeitamente feliz. Muitas pessoas que eu falei disseram que acham estranho se comunicar através de sinais com um cachorro, mas eu não consigo ver a diferença entre isso e gritar comandos. Eu tenho muito orgulho dele e de seus prêmios no Kennel Club. Ele amou participar e é algo que eu sempre vou lembrar.

Eu recomendo para todos um cão surdo. Ele é parte da família.

 

Passeie pelos comandos abaixo: