Como o autismo tornou-se mais amplamente diagnosticado, tem havido mais recursos dedicados à pesquisa e educação. E, como resultado, estamos obtendo um melhor entendimento sobre essa condição comum e aprendendo a melhor apoiar as pessoas. Mas são apenas seres humanos que tem autismo? Ou o cachorro tem autismo?

Como estamos entendendo melhor o autismo, os pesquisadores estão começando a investigar se o autismo é um diagnóstico estritamente humano ou se o diagnóstico é relevante para os cães.

O que é autismo?

Antes de nos aprofundarmos sobre se os cães podem ter autismo, vamos dedicar um momento para definir o que é o autismo.

De acordo com o WebMD, um transtorno do espectro do autismo é categorizado por dois critérios principais: os desafios da comunicação social e os comportamentos restritos e repetitivos.

Muitas pessoas com autismo também têm problemas sensoriais. Esses problemas as tornam sensíveis a diferentes estímulos sensoriais, como luzes, sons ou toques. Para ser diagnosticada, uma criança deve ter sintomas persistentes dentro dessas categorias que interfiram em sua vida diária.

Cachorro tem autismo?

cachorro pode ter autismo

Os transtornos do espectro do autismo são comuns nos seres humanos. Assim, faz sentido imaginar que o cachorro tem autismo.

Pesquisadores vêm explorando a possibilidade de que cachorro tem autismo desde meados da década de 1960 e embora tenha havido estudos promissores em sintomas de autismo em cães (como este estudo de 2011 , que encontrou semelhanças significativas entre comportamento repetitivo de perseguição de cauda em Bull Terriers e transtornos do espectro do autismo em humanos), não há nenhuma evidência conclusiva ou definitiva de que o cachorro tem autismo.

No entanto, há evidências substanciais de que os cães podem apresentar comportamentos e condições crônicas semelhantes ao autismo em humanos. Por isso, se você perceber comportamentos que fazem você pensar “meu cão é autista?”, vale a pena explorar maneiras de gerenciar a condição.

Quais são os sintomas do autismo do cachorro?

cachorro no parque

Embora não exista um diagnóstico “oficial” para o autismo de cachorros, existem certos comportamentos que podem apontar para uma condição semelhante ao autismo. Sintomas de autismo de cachorro podem incluir:

  • Comportamentos repetitivos, como perseguir a cauda ou andar em círculos
  • Angústia em quebrar rotinas normais
  • Desafios que se adaptam a novas situações
  • Respostas sensoriais incomuns (como extrema sensibilidade à luz ou carinho)
  • Ansiedade social e/ou medo ou agressão ao interagir com outros cães ou humanos

Como o autismo do cão é diagnosticado?

cachorro e autismo

Se você notar seu animal exibindo sintomas, é importante agendar uma visita com seu veterinário.

Embora atualmente não exista um “teste de autismo para cães” ou um modo definitivo para diagnosticar o autismo em cães, seu veterinário pode lhe dar informações sobre o que pode estar acontecendo com seu animal de estimação. E, mais importante, ajudá-lo a encontrar maneiras de controlar seus sintomas.

Dê ao seu veterinário um resumo da rotina diária do seu cão e quaisquer sintomas que você possa ter notado.

Uma vez que seu veterinário tenha uma visão clara dos diferentes sintomas com os quais seu cão está lutando, ele pode ajudá-lo. Pode elaborar um plano de ação para controlar melhor os sintomas. Além disso, pode garantir que seu cão esteja o mais calmo, feliz e livre de estresse possível.

Assim, por exemplo, se o seu cão tiver problemas com comportamentos repetitivos, o seu veterinário pode ajudá-lo. Ele poderá criar estratégias para redirecionar o seu comportamento.

Se o seu cão tiver medo de pessoas ou outros cães, evite o parque ou passeios em áreas povoadas. Embora não haja “cura” para os sintomas do autismo, você pode ajustar o ambiente de forma a gerenciar melhor a maneira como eles interagem com o mundo.

O autismo canino pode ser um desafio, mas é um desafio que você e seu cachorro podem superar

cachorro no veterinário

Ainda há pesquisas sendo feitas para determinar como, exatamente, o autismo em cães pode ser diagnosticado. O panorama da pesquisa, no entanto, parece promissor.

Um dos próximos estudos, Caninos, Crianças e Autismo: Decodificando Comportamentos Obsessivos em Caninos e Autismo em Crianças, está sendo apontado como um potencial divisor de águas no diagnóstico do autismo canino.

Até que tenhamos mais informações sobre autismo de cães, lidar com os sintomas pode ser um desafio para você e seu animal de estimação. Mas com o apoio, o treinamento e a intervenção comportamental corretos, é um desafio que você pode superar junto ao seu amigo.