Cachorros x Lobos

De acordo com um novo estudo, os cachorros passaram a depender tanto de humanos que eles perderam a habilidade de pensar por si próprios.

Os pesquisadores acreditam que os anos de domesticação levaram os cães a perderem a habilidade de resolver problemas, como faziam antes na selva.

Os pets falharam nos testes básicos que lobos e cachorros selvagens passaram com facilidade. Essa perda de habilidade parece estar geneticamente ligada aos cachorros em geral, o que explica a dificuldade de cães de ruas em sobreviverem.

Segundo o psicólogo Bradley Smith, responsável pelo estudo, “Lobos são bem melhores que cachorros na resolução de problemas que não são sociais. Geralmente cachorros selvagens sobrevivem tirando vantagem das sobras de humanos ou animais de criação domésticos. Precisaria de muitas gerações de cachorros bem sucedidos para começarem a adotar tais habilidades cognitivas, necessárias para sobrevivência na selva.”

Smith e sua colega de trabalho, Carla Litchfield, colocaram cachorros domésticos e dingos para passar por um teste.

Dingos são cachorros domésticos, que por muitas gerações, se adaptaram à vida do outback australiano. Como resultado, os dingos desenvolveram instintos mais selvagens, que hoje os diferenciam dos outros cães domésticos.

Os pesquisadores colocaram um comedouro com ração atrás de uma cerca. Para alcançar a comida, os animais precisariam seguir a cerca, se afastar da comida,  passar por uma porta para então voltar.

Todos os dingos conseguiram chegar na comida em cerca de 20 segundos, tendo vantagem na porta. Os cães domésticos, em contrapartida, pareciam estar confusos. Eles batiam a patinha na cerca, cavavam, até latiam, de frustração, e então chamavam ajuda. Os pesquisadores também mostraram que, como os dingos, os lobos facilmente completavam o teste.

Smith completou “Os cachorros são incríveis em tarefas sociais, como comunicação com humanos, o uso dos humanos como ferramentas e aprendizado através da observação de humanos. Entretando, lobos são bem melhores na resolução de problemas gerais.”

Ele também disse que lobos também são melhores em trabalhar individualmente e no uso de ferramentas, como cordas.

Rob Appeleby, um pesquisador da Griffith University em Brisbane, Austrália, descreveu as evidências como “constrangedoras”.

Ele adicionou “Esse estudo sugere que podem haver diferenças cognitivas entre cães selvagens e domesticados, potencialmente sendo relacionadas com suas diferentes histórias de evolução.”

 

Texto de Daily Mail, traduzido por Portal do Dog,