Nós já sabemos que animais que praticam exercícios são mais saudáveis, mais calmos e bem menos ansiosos. Assim como para os humanos, a prática de atividades físicas faz muito bem para os cães.

Pensando nisso e em como os tutores estão cada vez mais preocupados com a saúde e o bem-estar dos seus animais, uma empresa de adestramento de animais de São Paulo já está disponibilizando para os cães um adestramento inspirado em práticas do judô.

O “Judog” tem como base o adestramento com exercícios para o corpo, a mente e o espírito. (Foto: Reprodução / YouTube revistaISTOE)

O “Judog”, como o treinamento é chamado, é uma ideia do empresário Ricardo Chen, um ex-praticante de judô. Segundo o idealizador, a técnica vai deixar os animais mais calmos e sociáveis. “O objetivo do curso é de contribuir para que o animal tenha autocontrole no dia a dia, independentemente de que lugar que esteja”, explica Ricardo.

E assim como acontece no judô e seus praticantes, os cães que praticarem o “Judog” também poderão trocar de faixa ao evoluírem de nível. As aulas acontecem por turma, com cerca de quatro animais em cada, duas vezes por semana e no total serão dez trocas de faixas, durando de seis a oito semanas cada uma.

Para participar das aulas é essencial que o cão esteja com as vacinas em dia, seja castrado e sociável ao ponto de conseguir participar das aulas na presença de outros animais.

(Vídeo: Reprodução / YouTube revistaISTOE)

Para subir de nível e trocar de faixa é preciso que o animal seja aprovado em avaliação feita pelo adestrador. Além disso, o cachorro também tem que ter uma frequência mínima nas aulas.

De acordo com os idealizadores do “Judog”, o curso nada tem a ver com o combate. Ele tem como base o adestramento com exercícios para o corpo, a mente e o espírito, trazendo uma maior conexão afetiva dos animais com os tutores, que estão sempre presente durante as aulas.

Fonte: ISTOÉ