A banana é uma das frutas mais comuns na dieta humana e é popular em todo o mundo. Mas não são apenas os humanos que comem, os cães também amam bananas! Mas os cachorros podem comer banana? A casca da banana é tóxica para o cão? Como dar bananas a um cachorro?

Continue nosso artigo para saber tudo sobre se os cachorros podem comer banana!

Cachorros podem comer banana?

banana

Foto: Freepik

A resposta é sim! A banana é um bom alimento para cães.

De fato, as bananas podem até ajudar a acalmar a dor de estômago de um cão e fornecer-lhe um impulso de energia com baixas calorias. Alguns veterinários aconselham até mesmo substituir as guloseimas ricas em gorduras e sal por esta deliciosa fruta.

Saiba que existem muitas frutas e verduras recomendadas para cães e, de fato, a maioria dos cães adora!

Embora o cão tenha necessidades nutricionais específicas, que devem priorizar a ingestão de gorduras e proteínas, ele também pode desfrutar de um consumo moderado de frutas e vegetais, pois fornece as vitaminas e minerais necessários para sua saúde.

É importante notar que nem todos os cães gostam das mesmas frutas e que algumas frutas e vegetais são tóxicas para os cães.

De fato, mesmo as frutas recomendadas para cães podem ter um efeito negativo sobre o seu se ele for alérgico ou intolerante. Portanto, é aconselhável adicionar frutas como bananas gradualmente à dieta, começando com pequenas porções para verificar a aceitação do corpo do cão.

Cachorros podem comer banana: benefícios

A banana é composta de muitos minerais (potássio e manganês), para regular a pressão sanguínea do animal. Uma boa fonte para não negligenciar.

Além disso, você encontrará nesta fruta vitaminas B6 e C para melhorar sua imunidade. Ao comer banana, ele trará ao corpo aminoácidos e açúcares naturais. Também observe que as bananas são pobres em sódio e ricas em antioxidantes. Esses dois itens ajudam o pelo do cão a estar no seu melhor.

Banana para cachorros: Tóxica ou não? Quais os riscos?

fruta para cachorro

Foto: Freepik

Tal como acontece com outros alimentos, os benefícios das bananas para cães podem ser atenuados se o cão abusar deles. Aqui estão os riscos de dar banana para cachorro (em excesso):

  • Obstipação: Se o sistema digestivo do seu cão estiver funcionando corretamente, é provável que o consumo excessivo de bananas cause constipação no seu cão.
  • Diarreia: Embora seja uma fruta que muitos cães gostam, seu cão pode não se sentir bem e ter diarreia depois de comê-la. Daí a importância de um suprimento gradual e controlado.
  • Alergias: Alguns cães podem ser alérgicos às bananas. Por esse motivo, você deve ter muito cuidado ao oferecê-los pela primeira vez, observando cuidadosamente a reação deles e as possíveis mudanças no corpo.
  • Hiperatividade: Como explicamos, a banana contém açúcares que fornecem energia, mas se você administrar demais, o resultado será um cão hiperativo.

Cachorros podem comer banana? Quanto oferecer ao cachorro?

Isso pode parecer óbvio, mas é importante lembrar que, se você quiser dar bananas ao seu cão, primeiro será necessário remover a casca. Ela não é digerível.

Em relação à quantidade a consumir, é importante oferecer em pequenas quantidades. Ao ingerir muitas bananas, o cão pode ficar constipado.

Esta fruta também tem um teor de açúcar mais alto que as demais, por isso é essencial medir bem as quantidades. Se você der muita, ele ficará obeso.

É verdade que a banana pode curar a diarreia do cachorro?

Contra a diarreia, por exemplo, as bananas são um dos alimentos mais recomendados. O arroz branco e batatas também podem ser usados. Por outro lado, não tente tratar seu cão sozinho sem discutir com um veterinário.

Em grandes quantidades, no entanto, as bananas podem constipar os cães. Portanto, é necessário ter cuidado na dosagem.

Casca de banana: É tóxica para o cachorro?

banana

Foto: Freepik

A casca da banana não é tóxica para um cachorro, mas pode ser difícil de digerir devido à sua textura muito fibrosa e até criar obstruções se não for digerida adequadamente. Então, nunca deixe seu cão comer casca de banana.

Além disso, o nível de potássio na casca da banana é alto, o que representa um excesso de fibra para o corpo do seu cachorro.

Em alguns casos, após a ingestão de casca de banana, os cães tiveram convulsões.  Se você descobrir que seu cão ingeriu casca de banana, é provável que ele vomite nas próximas horas. No entanto, você deve estar atento a outras reações e, se houver outro sinal, consulte seu veterinário.

Qual outra fruta posso dar ao cachorro?

Para variar, você pode substituir a banana que você dá ao seu cachorro por outra fruta. Abacaxi, por exemplo, tem muitas propriedades benéficas para o seu animal de estimação. Vitaminas, magnésio e ferro.

Ao integrar as frutas à sua dieta, o cão terá toda a comida necessária para o seu desenvolvimento adequado.

BÔNUS: Receita de guloseima de banana para o cachorro

Ingredientes:

  • 1 ovo batido
  • 1 banana sem casca e esmagada
  • 3 colheres de chá de manteiga de amendoim (pequena quantidade, tenha cuidado)
  • 1 dose pequena de farinha de trigo (ou farinha de coco)
  • 2/3 de um copo de aveia
  • 1/2 copo de salsa seca

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 150 ° C
  2. Misture todos os ingredientes em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
  3. Faça bolas compactas e arrume-as em papel manteiga.
  4. Use a parte de trás da colher para esmagar as bolas e transformá-las em “pequenos discos planos”.
  5. Coloque no forno por cerca de 30-40 min. Depois deixe descansar à temperatura ambiente.
  6. Lembre-se de manter esse lanche fresco para que ele seja consumido pelo seu cão nos próximos dias.