Sempre se debateu sobre as diferenças entre os cães e os felinos. Mas, você já parou para perguntar se os cachorros são mais inteligentes do que gatos? Novos dados podem oferecer novidades para essa velha discussão.

Isso porque há uma distinção entre os cérebros destes animais. Isso se refere a quantidade de neurônios existentes no córtex cerebral de cada espécie. Uma equipe de especialistas resolveu investigar as pequenas células cinzentas ligadas ao comportamento, planejamento e pensamento.

A pesquisa se focou no estudo destas características de inteligências. No entanto, o trabalho também abordou outros animais carnívoros, além de gatos e cachorros. Durante o processo, os cientistas descobriram que os cães contam com um número consideravelmente superior de neurônios que os gatos.

As conclusões da pesquisa foram apresentadas publicamente no artigo: “Os cães têm mais neurônios, embora não o maior cérebro: o equilíbrio entre massa corporal e número de neurônios no córtex cerebral de grandes espécies de carnívoros”. O trabalho foi publicado pela revista acadêmica Fronteiras em Neuroanatomia ainda em 2017.

Confira os detalhes do estudo da Vanderbuilt University

A pesquisa avaliou os cérebros das seguintes espécies:

  • Furão,
  • Mangusto,
  • Guaxinim,
  • Gato,
  • Cachorro,
  • Hiena,
  • Leão,
  • Urso pardo.

Os especialistas tinham a intenção de comprovar a tese de que os cérebros dos carnívoros possuíam mais neurônios corticais do que os herbívoros. Isso porque a pratica da caça é muito mais exigente no que se refere a termos cognitivos. Enquanto a estratégia de bichos herbívoros para a alimentação e sobrevivência não é tão complexa.

Afinal, a quantidade exata de neurônios que um animal possui, sobretudo, no córtex cerebral, estabelece a riqueza de seu estado mental interno e a sua capacidade de antecipar o que está ocorrendo ao seu redor. Ainda levando em consideração o que se sucedeu nas suas experiências anteriores naquele ambiente.

Todavia, para um animal ser visto como inteligente não é possível somente comparar a sua matéria. Também é essencial verificar o tamanho do seu corpo, bem como do seu cérebro. Conforme a pesquisa, a proporção neural em relação as dimensões do cerebral nos carnívoros de pequeno a médio porte se equiparava aos herbívoros de mesmo tamanho.

Portanto, o estudo mostrou que os cães, de fato, possuem o dobro de neurônios no córtex cerebral que os gatos. Ao todo, o cérebro canino possui aproximadamente 530 milhões de neurônios, enquanto os felinos tem 250 milhões. Aproveitando a comparação entre as espécies, o cérebro humano conta com mais de 1,6 bilhão de neurônios.

Mas, os cachorros são mais inteligentes do que gatos?

Isso quer dizer que os cachorros são mais inteligentes do que gatos? Bom, a pesquisa ainda revelou que entre os carnívoros de grande porte, a proporção da quantia de neurônios em relação ao cérebro era inferior. Por exemplo, um golden retriever tem mais neurônios do que o de uma hiena, leão e até urso pardo.

Cachorros são mais inteligentes do que gatos

Foto: FreePik

O caso do urso chama a atenção. Isso porque o cérebro é dez vezes maior do que o de um gato. Só que possui uma quantidade similar de neurônios. No entanto, o estudo também apontou que os animais domésticos contam com cérebros inferiores aos seus parentes mais selvagens.

As proporções entre as dimensões do cérebro e o peso de furão, gato e cachorro não se diferiram muito do urso pardo, leão, hiena, guaxinim e mangusto. Para os cientistas, a natureza descobriu muitas formas de aproximar e distanciar os cérebros. Por isso, é relevante continuar as pesquisas para entender totalmente que diferença isso faz.

No fim das contas, dá para saber se cachorros são mais inteligentes do que gatos? A resposta dos pesquisadores é que essa questão ainda está na zona cinzenta. O que realmente vale a pena ser destacado é o vinculo de afeto que cada um possui com os seus tutores. E também como esses bichinhos começam a mostrar a sua personalidade a partir disso.