Oddball, uma cadela da raça Pastor de Maremma ou Pastor Maremmano Abruzzesse, ficou conhecida depois que um filme inspirado nela foi lançado, o “Oddball e os Pinguins”.

A travessa cadela passou apenas duas semanas na pequena ilha de nome Middle Island, situada ao sul de Warrnambool, na Austrália, mas foi o suficiente para mudar a história do lugar e, principalmente, dos pinguins que vivem ali, além de inspirar o filme.

Graças a Oddball, a colônia de pinguins de Middle Island continua viva e crescendo. (Foto: Reprodução / The Standard)

O animal provou que cachorros da sua raça, originalmente cão de pastoreio, poderiam auxiliar na proteção de uma colônia de pinguins e com isso inspirou um projeto que, até hoje, ajuda a salvar a vida dos pinguins na região, o “Middle Island Maremma Penguin Project”.

O projeto utiliza cães da raça Pastor de Maremma para proteger os pinguins de ataques de raposas, que chegaram a dizimar a população de pinguins da ilha, restando menos de 10 aves em 2005.

A cadela inspirou um projeto, que ajuda a cuidar dos pinguins, e um filme com seu nome. (Foto: Reprodução / Facebook Shane Jacobson)

Ver a população de pinguins se acabando fez com que o agricultor de frangos Alan Marsh, tutor de Oddball, tivesse a ideia de treinar a cadela para proteger os pinguins utilizando a mesma tática que usou para treinar seus cães para proteger seus frangos.

O projeto foi tão bem sucedido que outros lugares tiveram interesse de implementá-lo em seu território e inspirou o filme, que tem Oddball como peça principal. Já o filme ajudou a divulgar o projeto e a trazer mais turistas para a região.

Cena do filme que foi inspirado na cadela. (Foto: Reprodução / The Guardian / Greg Noakes)

O cão que inspirou tudo isso faleceu essa semana, aos 15 anos de idade. Certamente sua vida deixou um enorme e belo legado, a continuação da colônia de pinguins na ilha. A população de pinguins foi estimada em 130 em 2015.

Após o falecimento do cão, Kylie Gaston, prefeito de Warrnambool, disse estar ciente de que algumas pessoas acham que seria uma boa ideia que o local fizesse uma homenagem para Oddball. “Estamos em dívida com Oddball. Acho que precisamos reconhecê-la pelo trabalho que ela fez em transformar nossa população de pinguins”, disse ele.

Hoje os pinguins da ilha são cuidados por dois cães da mesma raça de Oddball. (Foto: Reprodução / The Guardian / Warrnambool city council)

Atualmente, os cães Eudy e Tula continuam o trabalho de Oddball protegendo os pinguins e passam cinco dias por semana na ilha durante a época de reprodução.

Assista a seguir ao trailer do filme “Oddball e os Pinguins”:

(Vídeo: Reprodução / YouTube Roadshow)

 

Fonte: The Guardian