Um caso cruel de maus-tratos que aconteceu na Rússia está chocando os apaixonados por cachorro do mundo todo e movimentando ativistas da causa animal local.

Em Yakutsk, cidade russa que é considerada a mais fria do mundo, uma cadelinha morreu depois que o seu próprio tutor derramou água gelada sobre o animal e o deixou do lado de fora em um dia de muito frio, em que as temperaturas chegaram a atingir 32°C negativos.

Cadelinha foi deixada largada no frio pelo próprio tutor. Apesar de resgatada com vida, ela não resistiu. (Foto: Reprodução / Vkontakte / The Siberian Times)

Um vídeo que está rodando pela internet mostra imagens de como o cão foi encontrado por voluntários e protetores animais. É de partir o coração ver a cadela ainda viva, com os olhos abertos, com uma parte do corpo congelada e as patinhas dianteiras tremendo.

Os voluntários conseguiram resgatar a cadela, que choramingava bastante e já estava com o corpo grudado no chão através do gelo, e imediatamente a levaram para um veterinário. Porém, apesar dos esforços dos ativistas, a cadelinha, que tinha apenas um ano de idade, não resistiu ao frio que passou devido à crueldade do seu próprio tutor.

“Os olhos, eu nunca vou esquecê-los. Você já viu um homem que queria viver, mas que já estava morrendo? O cachorro tinha exatamente os mesmos olhos, compreendendo tudo, simplesmente incapaz de explicar”, disse uma das voluntárias que ajudou no resgate da cadela.

Ativistas dos direitos dos animais na Rússia estão exigindo uma ação contra o tutor do animal com uma petição assinada por 10 mil russos. Além da crueldade contra o animal, os responsáveis pela petição também temem pela vida dos filhos humanos do homem, que não teve o seu nome divulgado.

Fonte: Metro UK