Se para muitas pessoas fazer uma visita ao dentista pode ser bem estressante, para quem tem necessidades especiais, como autismo, Síndrome de Down, entre outras, pode ser ainda mais complicado.

Pensando em ajudar pacientes crianças com necessidades especiais a lidar com a ansiedade e as dificuldades de comunicação que podem acontecer durante as consultas odontológicas, consultórios no Chile estão contando com o auxílio de cães de terapia.

No começo, alguns dentistas ficaram não ficaram tão à vontade com a ideia, pois apesar de ótimas companhias, não é tão fácil pensar que cachorro combina com um lugar que precisa ser tão limpo quanto um consultório odontológico, ainda mais durante procedimentos delicados.

Porém, a outra opção que os dentistas tinham para tratar pacientes com necessidades especiais era a anestesia geral, que afeta todo o corpo, pode ser perigosa e não é indicado seu uso para qualquer procedimento, apenas quando for realmente necessário.

Veja como os cães de terapia ajudam crianças

Os cães de terapia surgiram como uma ótima forma de ajudar crianças a receberem atendimento sem que elas precisem ser sedadas e nem receber mais medicamentos do que o essencial.

Dessa forma, cães de terapia que fazem parte de uma organização sem fins lucrativos chamada “Junto A Ti”, em Santiago, no Chile, e que trabalham para ajudar pessoas com autismo a se sentirem mais seguras e calmas durante consultas, estão auxiliando os pacientes também em suas visitas ao dentista.

De acordo com os dentistas que estão aceitando essa ajuda canina, os animais realmente estão deixando os pacientes bem mais tranquilos, de forma que eles permitem que sejam realizados diversos procedimentos, como exames de rotina e até cirurgias, sem a necessidade de medicamentos extras ou sedativos.

Raul Valera, diretor da organização, está recebendo um retorno bastante positivo dos pais dos pacientes em relação à ajuda dos cães de terapia para as crianças. A mãe de um paciente contou que graças ao cachorro, seu filho conseguiu fazer uma cirurgia sem o uso de anestesia geral. “Ele deixou os dentistas trabalharem. Ele nem gritou”, disse Maria Fernanda Carreira mãe do paciente, que disse ainda que nunca tinha visto o filho tão relaxado.

Os cães de terapia conseguem trazer benefícios para diversos grupos de pessoas e de formas que nem imaginamos, aqui eles ajudam crianças com necessidades especiais a cuidarem de sua saúde bucal sem o uso de sedativos fortes e anestesias gerais.

Fonte: The Animal Rescue Site