Cães se tornaram a grande esperança de uma vida livre dos perigos das minas terrestres no Sudão, um país africano que sofre com os vestígios de períodos de guerra.

 

Um trabalho importante para salvar milhares de vidas. (Foto: Reprodução / Bark Post)

Um trabalho importante para salvar milhares de vidas. (Foto: Reprodução / Bark Post)

 

Entre as décadas de 1950 e 2000, a República do Sudão enfrentou duas décadas de guerras civis. E antes disso, o país serviu como campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial, quando ainda era colônia da Inglaterra.

O veterinário Muiz Ali Taha teve a ideia desse projeto com cachorros em 2008, quando começou a trabalhar no escritório do UN Mine Action, programa que visa acabar com as minas terrestres e explosivos que ficaram escondidos após períodos de guerra.

Então ele decidiu pesquisar e colher todas informações necessárias para introduzir esse método no Sudão.

O projeto com cachorros farejando minas terrestres no país começou efetivamente em 2011. É importante salientar que tudo é feito com bastante segurança para os cães.

Eles são treinados em locais seguros. Normalmente, depois de 6 meses, o cachorro já consegue identificar os explosivos e está pronto para trabalhar.

 

Os cães são treinados em locais livres de explosivos.  (Foto: Reprodução / Bark Post)

Os cães são treinados em locais livres de explosivos. (Foto: Reprodução / Bark Post)

 

Quando o cão encontra uma mina terrestre, esse local é marcado com uma bandeira vermelha. Depois que uma área inteira é farejada pelo cachorro, uma pessoa faz o trabalho de remoção dos explosivos.

Os cães são rápidos, sendo capazes de farejar uma área de 1200 metros quadrados em apenas duas horas.

 

O faro dos cães é poderoso.  (Foto: Reprodução / Bark Post)

O faro dos cães é poderoso. (Foto: Reprodução / Bark Post)

 

De acordo com o UN Mine Action, minas terrestres podem ser encontradas em 235 locais do Sudão. Na última década, 2 mil pessoas sofreram ferimentos ou morreram vítimas desses explosivos escondidos.

Esse trabalho é de grande importância para evitar mais mortes e sofrimento de guerras que ficaram no passado, mas deixaram heranças perigosas.

 

Trabalho em equipe.  (Foto: Reprodução / Bark Post)

Trabalho em equipe. (Foto: Reprodução / Bark Post)

 

Referência: Bark Post