Cães guias treinados para usar o caixa eletrônico e muito mais.

 

A empresa britânica Canine Partner tem como meta principal a formação de cães de serviço que um dia, poderão mudar a vida de uma pessoa com deficiência física, dando mais autonomia e restaurando sua confiança.

Em funcionamento desde 1990, suas idealizadoras, Anne Conway, veterana na busca do bem estar canino e entusiasta no tratamento de cães de assistência e Liz Ormerod, veterinária e especialista em terapia animal, sentiram a necessidade de ajudar as mais de 1 milhão e 200 mil pessoas que são cadeirantes no Reino Unido.

Pensando nas várias situações na qual o dono pode precisar de assistência no dia a dia, os cães também estão sendo treinados para retirar dinheiro do caixa eletrônico. Para o jornal inglês Metro, o porta voz da empresa comentou:

 

Eles colocam e tiram o cartão e depois tiram o dinheiro e dão para a pessoa na cadeira de rodas. Eles não colocam a senha, mas o dono na cadeira de rodas pode fazê-lo se ficar de lado.

 

Fora isso, os cães de assistência se tornam praticamente uma extensão do dono, auxiliando no abrir e fechar de portas, trazendo para o dono uma variedade de itens, ajudando o dono a se despir, apertando botões, acionando o alarme em caso se emergência, tirando a roupa da máquina de lavar e secar e muitos outros serviços.

Infelizmente, o custo total para possuir um cão de assistência é alto, chegando à aproximadamente £ 35.000, ou R$ 113.000.

 

Abaixo você confere vídeos e depoimentos (em inglês) de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelos cães de assistência treinados pela Canine Partner:

 

No site oficial da Canine Partner, você encontrará mais informações.