Muitas vezes, para que cães que passaram por algum tipo de trauma consigam se recuperar é necessário uma atenção e cuidados maiores. E quem melhor do que também sofreu algum trauma durante a vida para saber do quê esses animais realmente precisam?

Na semana passada nós postamos aqui uma matéria sobre um homem que arriscava sua própria vida fazendo resgate de cães que iriam para o matadouro por conta do comércio de carne na Ásia. Muita gente pode ter se perguntando: “E o que acontece com esses cães após o resgate?”, é justamente isso que vamos contar para vocês hoje.

Os cães são levados para serem adotados por pessoas que sofreram algum tipo de violência ou abuso. (Foto: Reprodução / Marc Ching)

Os cães são levados para serem adotados por pessoas que sofreram algum tipo de violência ou abuso. (Foto: Reprodução / Marc Ching)

Além de fazer os resgates dos cães, a fundação de Marc, que vai pessoalmente até a Ásia salvar os animais, Animal Hope & Wellness Foundation (Esperança Animal e Fundação de Bem-Estar), realiza um programa de adoção para vítimas de violência nos Estados Unidos.

“Tento levar os cães para pessoas que passaram por crimes horríveis. A maioria deles são vítimas de estupro. Suas histórias são tão traumáticas que eles demoram bastante tempo voltarem a levar a vida de uma forma normal de novo. Então, eu tento mostrar a eles como um cão que passou por algum tipo de situação de abuso, pode voltar a ser feliz e amar novamente, não importa o quê”, contou Marc.

Os cães que participam deste programa foram resgatados do comércio de carne de cachorro da Ásia. (Foto: Reprodução / Marc Ching)

Os cães que participam deste programa foram resgatados do comércio de carne de cachorro da Ásia. (Foto: Reprodução / Marc Ching)

Uma mulher (cujo nome foi mantido anônimo para proteger sua privacidade) foi agredida e roubada à mão armada. Em seguida, um dos homens circulou de volta para a mulher, apontou a arma para o rosto dela e puxou o gatilho. Felizmente, a arma só tinha sido carregada com chumbinho. Mas ela ficou com cicatrizes permanentes, física e emocionalmente.

Com a ajuda do Programa de Adoção para Vítimas, a mulher foi reunida com um cão pequeno e aterrorizado chamado Dot, que havia perdido uma patinha no comércio de carne de cachorro. Juntos, eles estão ajudando um ao outro a se curar e aprender a não ter medo de outras pessoas.

Segundo um estudo, feito em 2011, que observou um grupo de sobreviventes de assalto do sexo feminino que interagiam com cães durante as sessões de terapia, a união de cães e vítimas de abuso ou trauma pode levar à diminuição da ansiedade, reduzir o risco de transtorno de estresse pós-traumático (PTSD) e ajudar a aumentar a confiança ao longo do tempo.

Cães-resgatados-do-comércio-de-carne-ajudam-pessoas-que-sofreram-violência-pdd2

Os cães ajudam pessoas que sofreram algum tipo de violência a superar o trauma. (Foto: Reprodução / Marc Ching)

“Muitos desses cães da China e da Coréia estão indo viver com essas vítimas. Eu gosto muito disso, nós estamos salvando cães que estão passando a ajudar outras pessoas”, disse Marc.

“Estou muito satisfeito com este programa, que está sendo bem sucedido. Quando eu adoto um cão para uma vítima de abuso, um sobrevivente, o animal realmente muda a vida daquela pessoa. É mágico e é um milagre”, completa Marc.

 

Fonte: The Dodo