O Abrigo Getsemani, no bairro de Capivari, em Duque de Caxias (RJ), recebeu a segunda visita dos cães co-terapeutas do Projeto Pêlo Próximo – Solidariedade em 4 patas. O projeto, que realiza visitas filantrópicas de pet terapia em várias Instituições do Rio de Janeiro, levou muita alegria para cerca de 20 idosos que residem no local. A visita no abrigo teve como objetivo principal, o aumento a autoestima dos idosos através da interação com os animais. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de realizarem exercícios lúdicos como a escovação dos pelos dos animais e assistiram a uma apresentação de mini agility e show dog.

O Projeto Pêlo Próximo realiza essas visitas há cerca de 3 anos em Instituições que cuidam de crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e em escolas. Em todas as visitas é oferecido a oportunidade de entretenimento, motivação, informação, educação e benefícios terapêuticos por meio do contato com os animais, visando sempre à melhoria na qualidade de vida e mudança na rotina de vida diária dos visitados.

O Projeto conta hoje com um staff de 23 cães e duas calopsitas, que realizam diversas atividades com pacientes, assim como contato direto com o animal; exercícios para estimular o raciocínio e trabalhar a motricidade tanto fina quanto global dos pacientes. Fazem parte do quadro de exercícios: escovação; exercícios com arco; exercícios de estimulação usando o boliche e o futebol; além de apresentação de agility e show dog.

Para conhecer o trabalho do Projeto Pêlo Próximo visite o site www.peloproximo.com.br

 

Texto escrito por Alessandra Fabro, do Projeto Pêlo Próximo.

 

Fotos do encontro: