O ano de 2020 começou sem descanso para um dos cachorros de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Na primeira semana de janeiro, o cão de busca Hunter se tornou um herói a solucionar uma operação na cidade de Fraiburgo, em solo catarinense.

Isso porque os bombeiros foram acionados para efetuar uma busca de um homem de 49 anos. O cidadão estava desaparecido e os familiares assustados com o sumiço. Isso porque ele possui deficiência auditiva e havia sido visto pela última vez nas proximidades de sua casa, situada no interior do município.

Cão de busca Hunter

Foto: Divulgação Site Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC)

Inicialmente, o trabalho foi realizado pela equipe de Fraiburgo. O primeiro passo foi fazer a coleta de dados preliminares com vizinhos, amigos e familiares. Em seguida, se decidiu por acionar a equipe de busca e salvamento 2º Batalhão de Bombeiros Militar, de Curitibanos.

Atuação do cão de busca Hunter no salvamento em Fraiburgo

Segundo informações divulgadas no site oficial do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, a equipe é formada pelo Cabo Ronaldo Fumagalli, o cão de busca Hunter e o Soldado Giandro Rissi. O processo de busca começou nas primeiras horas da tarde e se encerrou cerca de três horas depois.

A vítima em questão foi achada debilitada, mas consciente. Afinal, o homem surdo acabou ficando perdido na mata por aproximadamente 28 horas até ser resgatado. Logo após encerrar os trabalhos, a equipe de salvamento de Curitibanos pousou para uma fotografia com o cidadão encontrado.

Saiba mais sobre a cidade de Fraiburgo

Fraiburgo é uma cidade catarinense com forte influenciada pelos imigrantes europeus, especialmente alemães e italianos. Apesar disto, outras nacionalidades também tenham contribuído em outros aspectos como arquitetura, gastronomia, religião e economia. A diversidade cultura é algo marcante não apenas na cidade, bem como na região.

Sua altitude é de 1.048 metros acima do nível do mar. Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a sua população em 2010 girava em torno 35.781 habitantes.

Porém, este número varia sazonalmente. Devido aos trabalhadores temporários (cerca de 10 mil) que vão a Fraiburgo durante o período de safra da maçã. Uma vez que a época de safra abrange os meses de janeiro, fevereiro, março e abril.