Uma notícia muito triste para todos que amam e valorizam os animais. No dia 3 de maio, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina sofreu uma baixa de quatro patas em ação para prestação de socorro. O cão de resgate Barney faleceu em uma ocorrência realizada na última sexta-feira a noite.

O tutor soldado Rangel pertence ao 5ª Batalhão dos Bombeiros Militares de Lages. No entanto, Rangel e Barney estavam auxiliando nos trabalhos de buscas por uma pessoa desaparecida no Sul do estado. Durante todo o dia, soldado e seu companheiro colaboraram com o serviço no município de Içara.

Ao passar por um rio para apontar uma possível vítima, cão de resgate Barney submergiu e não voltou a superfície. Prontamente, os bombeiros tentaram encontrar o animal, mas sem sucesso. De acordo com comunicado oficial da corporação, o corpo ficou preso no leito do rio.

Cão de resgate Barney

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

O corajoso Barney será cremado em um crematório específico para animais em São José, cidade próxima da capital catarinense. Toda a corporação deve acompanhar a cerimônia e também receber o devido apoio psicológico.  

Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros lamentou o acontecido fatídico e se solidarizou com soldado Rangel, parceiro do cão. “É uma lamentável perda para toda a comunidade de cinotecnia do CBMSC”, consta no comunicado oficial da corporação catarinense.

Corpo de Bombeiros de SC detalha treinamento dos cães de resgate

Depois de soltar a nota de pesar, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina também divulgou algumas informações sobre o treinamento dos cães de resgate. Conforme a publicação, a realização de uma busca é considerada uma brincadeira para o animal. Para isso, o animal aprende e treina brincando.

Cão de resgate Barney

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

O cão de resgate Barney e todos os outros bombeiros de quatro patos recebem cuidados diários. Os animais dormem e ficam com o seu tutor militar na sua casa. Segundo a nota, o cão não nada seguindo ninguém. No trágico falecido de Barney, ele apontou o lugar de uma vítima e caiu na água.

O comunicado da corporação catarinense ainda trouxe um complemento. “Tombou em serviço, como outros bombeiros militares, exercendo a profissão. Uma perda enorme para a corporação, que ama e cuida muito dos animais”.

Cão de resgate Barney é homenageado pelo governador catarinense

Após a perda, o governador de Santa Catarina também prestou suas homenagens ao cão de resgate Barney. É importante frisar que o governador Carlos Moises da Silva atuou 30 anos como bombeiro até se aposentar em 2016. Por isso, ele utilizou as suas redes sociais para se solidarizar com Corpo de Bombeiros e o tutor soldado Rangel.

Cão de resgate Barney

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Um de nossos heróis de quatro patas morreu ontem. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina nos informou que o cão Barney, cujo tutor é o Soldado BM Rangel. Estava atuando na busca por uma pessoa desaparecida em Içara. Ao entrar em um rio para apontar um possível corpo, o cão Barney submergiu e não retornou mais à superfície. Registramos nossa tristeza e nos solidarizamos com o Soldado BM Rangel, parceiro do cão Barney. É uma lamentável perda para toda a comunidade do CBMSC”, declarou o governador em postagem nas redes sociais.