O calor, além de interferir em nosso humor pode afetar também a nossa saúde. E isso acontece também com os animais.

Na tarde da última terça-feira, dia 27 de dezembro, um cachorro de rua foi encontrado desmaiado e precisou ser socorrido pela Polícia Militar de Joinville, no Norte catarinense.

No período do dia em que o animal foi resgatado os termômetros da cidade marcavam 39,2°C, porém a sensação térmica estava ainda pior e chegava a 48°C.

Cão passou mal por conta do calor e perdeu os sentidos. (Foto: Reprodução / Polícia Militar)

Segundo informações dadas pela Polícia Militar, o cão foi encontrado em uma calçada desmaiado em uma poça de água formada na saída de um ar-condicionado.

Os policiais precisaram reanimar o animal, que tinha perdido os sentidos, e para isso deram um pequeno banho de mangueira para refrescar o cão e em seguida o alimentaram. Ainda de acordo com a PM, o cão se recuperou e seguiu caminho.

Assim como aconteceu com esse cão, outros animais podem ser gravemente pelo calor forte. Segundo médicos veterinários é até comum cachorros chegarem a realmente passar mal em dias mais quentes.

Além disso, os cães podem ter hipertermia e ficarem ofegantes e agitados.

Animal foi socorrido por Policiais Militares, que deram um banho no cão e o alimentaram. (Foto: Reprodução / Polícia Militar)

Para refrescar os animais nesse período de calor, certifique-se de que eles tenham um lugar fresco e com sombra para se protegerem e bastante água gelada sempre ao alcance deles. Também evite fazer caminhadas com os animais nos momentos em que o sol e o calor estiverem mais fortes.

Caso perceba que o calor está afetando seu cão de forma mais grave, leve imediatamente o animal para o lugar mais fresco, coloque-o no ar-condicionado ou ventilador, ofereça água para beber e se necessário dê um leve banho no cão.

Durante esse período de maior calor é necessário ainda manter a tosa do animal sempre em dia e, caso preciso, aumentar os banhos semanais. No verão, os banhos de piscina e de mar também estão liberados para os cães.

 

Atualização: O cãozinho foi adotado pelos policiais e vai ganhar um espaço com direito a casinha na base da Polícia Militar de Joinville.

 

Fonte: G1