Cães são animais extremamente companheiros, leias e fiéis a seus tutores, principalmente com aquelas pessoas que lhe dão amor incondicional, assim como é o amor destes animais.

Casos que provam essa lealdade não param de aparecer, como é o do cão Ataahua, que vivia com seu tutor em Hamilton, na Nova Zelândia, até ele desaparecer.

Kerry Morgan costumava caminhar com seu fiel companheiro Ataahua pelas margens do Rio Waikato, onde moram, e de vez em quando aproveitava para dar um mergulho na água.

Rio onde Kerry costumava passear com seu cão e lugar em que ele foi visto pelo última vez. (Foto: Reprodução / Wikimedia)

Rio onde Kerry costumava passear com seu cão e lugar em que ele foi visto pelo última vez. (Foto: Reprodução / Wikimedia)

Até que, no final do mês passado, fevereiro, em uma dessas caminhadas, Kerry Morgan simplesmente desapareceu.

O homem foi visto pela última vez em uma sexta-feira, no final de fevereiro, à tarde, enquanto caminhava com Ataahua ao longo das margens do rio Waikato, perto de sua casa, em Hamilton. Seu chapéu e seus sapatos foram encontrados posteriormente pela costa, perto de um local onde ele estava acostumado a parar de vez em quando para se refrescar nas águas rasas do rio.

Foi nesse ponto que também foi encontrado Ataahua, que parecia estar à espera de seu proprietário que não estava à vista.

Imagem de Kerry Morgan divulgada pela Polícia de Nova Zelândia. (Foto: Reprodução: New Zeland Police)

Imagem de Kerry Morgan divulgada pela Polícia de Nova Zelândia. (Foto: Reprodução: New Zealand Police)

Pensando na possibilidade de afogamento, as autoridades realizaram uma busca pelo rio, mas não conseguiram encontrar nenhum sinal de Kerry. Enquanto isso, Lorraine Cook, filha do homem desaparecido, ficou cuidando de Ataahua.

Porém, o fiel cão não estava pronto para desistir de seu tutor. Na primeira oportunidade que teve, Ataahua escapou e voltou para o exato local onde ela tinha visto pela última vez seu amado tutor.

A fuga de Ataahua se deu em um momento que Lorraine permitiu que o cão fosse para o lado de fora para fazer suas necessidades. Era por volta das 23:00 horas quando a mulher e seus irmãos tiveram que sair à procura do animal. Um policial juntamente com um dos filhos do tutor de Ataahua encontrou o cão sentado próximo ao rio, exatamente onde ela tinha sido encontrada ao sumiço de Kerry.

Local onde o cão Ataahua foi encontrado e para o qual retorna para esperar seu tutor. (Foto: Reprodução / New Zealand Ploce)

Local onde o cão Ataahua foi encontrado e para o qual retorna para esperar seu tutor. (Foto: Reprodução / New Zealand Ploce)

“Foi como se ela estivesse esperando por ele para voltar”, Disse um dos filhos de Kerry ao New Zealand Herald.

À medida que os dias se passam desde que Kerry Morgan foi visto pela última vez, as esperanças dos filhos de encontrarem o pai vivo infelizmente diminuem. Mas Ataahua permanece esperançosa. “Ela continua tentando correr para o rio. É triste vê-la. Ela está sentindo muito a falta dele,” completou um dos filhos.

A polícia continua procurando pistas sobre o paradeiro de Kerry Morgan. Mas, em meio ao mistério de seu desaparecimento, um outro fato foi comprovado: o amor e a fidelidade de um cão realmente não tem nenhuma medida.