O Brasil é o país do futebol. A famosa pátria de chuteiras. A paixão nacional é praticada por cerca de 30 milhões de pessoas, de acordo com o Atlas do Esporte no Brasil, a pesquisa mais completa realizada até hoje. Deste montante, há atletas de fim de semana e jogadores profissionais. Afinal, o Brasil conta com mais de cinco mil clubes de futebol. Em um destes times, o Cão Marujo é a grande mascote.

Afinal, toda equipe de futebol de respeito precisa ter uma mascote para chamar de sua. Se há 30.413.206 praticantes nacionais e cerca de 265 milhões ao redor do planeta, o Cão Marujo representa  algumas dezenas em Santa Catarina. Isso porque o cachorrinho se transformou em uma das principais atrações do Marcílio Dias desde o ano passado.

Entenda a história do Cão Marujo

É bastante comum que cachorros desfilem pelos estádios brasileiros e sul-americanos. Quem nunca se divertiu com a cena de algum bichinho interrompendo jogos até da principal competição da América do Sul? Com jogos espalhados em diversos países, a Libertadores costuma reservar algumas cenas engraçadas envolvendo árbitros, atletas e cães.

No entanto, o cachorrinho do Marcílio Dias não chegou a invadir o gramado. Ele começou a frequentar o Estádio Doutor Hercílio Luz desde 2018. O estádio, também chamado de Gigantão das Avenidas por estar entre duas avenidas no Centro de Itajaí, virou a casa do bichinho.

Com a permanência do bichinho, ele foi adotou e se tornou mascote oficial da equipe. Portanto, o nome “Cão Marujo” se deve a uma homenagem ao Marinheiro. A partir daí, mascotinho de quatro patas passou a assistir a todos os treinos e as partidas em casa do time catarinense.

Cão Marujo vira garoto-propaganda

O Marcílio Dias resolveu utilizar toda a fama conquistada pelo Cão Marujo para o bem. A equipe de Santa Catarina realizou um trabalho em conjunto com três ONGs: ONGs SOS Peludinhos, Viva Bicho e Amor Animal. O intuito da boa ação foi incentivar a doação de ração para os animais.

Cão Marujo

Cão Marujo se tornou um dos símbolos do Marcílio Dias

Os torcedores que abraçaram a ideia puderam ajudar levando o alimento no confronto diante da Chapecoense, no Campeonato Catarinense. O público só precisou deixar a doação em um local específico do estádio Doutor Hercílio Luz.

Sem uma meta determinada para campanha, o Marcílio Dias repassou tudo o que foi arrecadado para organizações em defesa dos animais. O objetivo da iniciativa do clube foi beneficiar as instituições que realizam ações de acolhimento, resgate e adoção de animais. Além disso, a campanha visou a conscientização a respeito dos maus tratos e abandono de bichinhos.

Compromissos do Cão Marujo na temporada 2019

Apesar do início promissor, o time do Cão Marujo não conseguiu atingir a primeira meta do ano. O clube chegou a figurar entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Catarinense, mas caiu de rendimento. Na reta final da primeira etapa, o Marcílio Dias foi superado pelo Criciúma e não conseguiu se classificar para as semifinais.

Com 27 pontos, o clube ficou com a mesma pontuação do quarto colocado e ficou para trás devido a quantidade de vitórias. Agora, o time se prepara para disputa da Série D do Campeonato Brasileiro e Copa Santa Catarina no segundo semestre. E o Cão Marujo segue na torcida.